A Redação
Goiânia - Na reta final para o Natal, os lojistas do Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda têm comemorado a retomada gradual das excursões, o que impacta significativamente nas vendas. Mesmo com um percentual de visitantes menor no período, quando comparado aos anos anteriores, os empresários estão otimistas e esperam chegar a 70% do que foi vendido no ano passado. Segundo pesquisa realizada pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, realizada com mais de mil entrevistados entre 10 e 14 de setembro, 89% dos brasileiros preferem adquirir roupas e acessórios em lojas físicas.
“Álcool em gel, máscara e conscientização de lojistas e clientes têm nos ajudado nesta retomada gradual, com segurança e confiança por dias melhores. O retorno dos compradores dos outros estados trouxe otimismo aos lojistas, já que muitos estão vendendo 60% do que vendiam no ano de 2019. Com estoques renovados para o final de ano, lojas que estavam fechadas estão reabrindo. Os shoppings estão cumprindo o protocolo de segurança dos órgãos governamentais, para que os números de infectados por Covid-19 continue em queda”, afirma Chrystiano Camara, superintendente do Mega Moda.
Para a lojista Kelly Dias, da marca feminina Adara, com lojas no Mega Moda Shopping e Mega Moda Park, a expectativa é positiva para as vendas de Natal e, por causa do investimento dos shoppings no digital – o que trouxe mais visibilidade às marcas atacadistas, acredita que baterá a meta de vendas. “Muitas marcas perderam muito com a pandemia, o que – graças a Deus - não foi o nosso caso porque já vendíamos online. Conseguimos manter nosso negócio, mas sabemos que o cliente na loja física acaba comprando mais. E, mesmo com restrição no número de excursões, o reflexo da liberação foi imediato, tanto que aumentamos o nosso quadro de funcionários e, provavelmente, contrataremos mais temporários”, afirma Kelly.
Operação Boas Compras
Iniciada no último dia 21 de outubro e prevista para ir até dia 31 de dezembro de 2020, a Operação Boas Compras tem o objetivo de assegurar a ordem pública na Região da 44 e seu entorno durante o período de compras de fim de ano. A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura de Goiânia, Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) e outros órgãos de segurança e fiscalização.
Segundo a AER44, a expectativa é de que a Região receba cerca de três milhões de compradores entre os meses de novembro e dezembro.