Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Cidades do sudeste goiano são beneficiadas | 07.07.21 - 15:58
(Foto: Álvaro Henrique) A Redação
Goiânia - O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fieg lançou, nesta quarta-feira (7/7), o serviço de emissão do Certificado de Origem Digital (COD) e Declaração de Livre Venda (DLV) para empresas de Catalão e municípios que integram o polo econômico do Sudeste Goiano. O evento ocorreu de forma on-line e contou com a participação de representantes de empresas sediadas na região, além de micro e pequenos empresários.
A iniciativa conta com parceria estratégica do Senai Goiás, que sediará posto avançado do Centro Internacional de Negócios da Fieg (CIN) e busca proporcionar agilidade e mais competitividade às indústrias exportadoras ao trazer para perto a emissão do documento. "A implantação do posto avançado do CIN vem para beneficiar um dos principais polos industriais de Goiás. Além de Catalão, outros 17 municípios da região passam a contar com serviço que busca romper barreiras e incentivar a exportação de produtos made in Goiás. Uma ação estratégica para encurtar distâncias", afirmou o presidente do Conselho Temático de Comércio Exterior (CTComex) da Fieg, Emílio Bittar, na abertura do evento.
Evento on-line de lançamento do serviço de Certificado de Origem Digital (COD) (Foto: Divulgação)
A descentralização do serviço de emissão do COD faz parte do planejamento da Fieg para ampliar a atuação do CIN nos municípios do interior de Goiás. Além de Catalão, Anápolis e Itumbiara já contam com postos avançados e está programado o lançamento do serviço para Rio Verde, Barro Alto e Niquelândia até o final do ano.
Inicialmente, a ação estará focada na emissão do Certificado de Origem, mas a coordenadora do CIN/Fieg, Johanna Guevara, lembra que a Fieg possui amplo portfólio de serviços para apoio à internacionalização das empresas goianas, promovendo cursos, capacitações e programas com foco em instrumentar as indústrias, sobretudo micro e pequenas, para se lançarem no comércio exterior.
"Com a pandemia, ampliamos nossa atuação digital, sendo possível participar dos treinamentos de forma 100% on-line, ao vivo e com interação com o instrutor", frisou Johanna, que reforçou que o apoio não é somente para exportação, mas também para importação de insumos para produção”, destacou a coordenadora.
O lançamento foi acompanhado pelo secretário municipal de Indústria e Comércio, Cairo Batista; pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (Simecat), Carlos Albino; pela diretora do Sebrae Fernanda Lobato; representantes das empresas John Deere, CMOC, Mosaic, Friato e WGO e micro e pequenos empresários da região.
Certificado de Origem Digital (COD)
O Certificado de Origem é o documento que atesta a origem do produto, tornando-o mais competitivo para a empresa exportadora e permitindo a conquista de novos mercados no exterior. Além disso, o COD pode conceder redução ou isenção do imposto de importação e garante acesso preferencial ao mercado externo para determinados países.
Dentre as vantagens, o COD permite ao importador a redução do imposto de importação e, ao exportador, aumento da competitividade no mercado internacional. A emissão de certificados de origem realizada pelo CIN Goiás atende todos os requisitos previstos nos acordos firmados pelo Brasil, sendo a Fieg a única autorizada em Goiás pela Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) a emitir o COD.