A Redação
Goiânia - O Banco do Brasil firmou parceria com AgTech Garage, um dos principais hubs de inovação do agronegócio no mundo. Agora, o BB, considerado maior parceiro do agronegócio brasileiro, passa a ser membro da comunidade "Ecosystem Partner”, integrada por corporações, startups e produtores que atuam no Parque Tecnológico de Piracicaba (SP). A cidade, conhecida como “AgTech Valley”, concentra atores importantes do ecossistema de inovação no setor agrícola.
A conexão no Agtech Garage amplia e fortalece as iniciativas digitais do Banco do Brasil no ecossistema do agronegócio, promovendo a inovação aberta e estimulando novas parcerias com startups para o desenvolvimento de produtos e serviços para o setor agropecuário.
A união reforça também o recém-lançado programa de inovação aberta, experimentação e novas tecnologias do Banco do Brasil, o Lentes BB, trazendo a aplicação de tecnologias digitais emergentes em novos modelos de negócio, melhores experiências e ganhos de eficiência.
"Estamos muito animados com a parceria com o Banco do Brasil. Sabemos da sua relevância para o agro brasileiro. Percebemos um alto nível de engajamento e um direcionamento estratégico muito forte voltado para a inovação aberta. Com certeza, vem para somar e construir excelentes iniciativas junto com o AgTech Garage", afirma José Tomé, CEO e co-founder do AgTech Garage.
Para o vice-presidente de agronegócios do Banco do Brasil, Renato Naegele, "o ambiente de inovação aberta do Agtech Garage possibilita a conexão direta com a evolução tecnológica do agro, impulsionando a estratégia digital do Banco do Brasil na promoção de soluções inovadoras para apoiar a gestão e o crescimento dos produtores rurais. Buscamos que o Agro Digital do BB ofereça as melhores soluções de mercado aos nossos clientes, criando um ecossistema de inovação, gestão, conhecimento e assessoria.”
Lentes BB
O programa de inovação aberta do Banco do Brasil foi lançado no início deste mês de março. O programa será executado por meio de laboratórios, físicos ou virtuais, que irão unir empreendedorismo, capacitação e tecnologia, sempre com apoio de parceiros (startups, universidades e outras corporações) especialistas nos temas e tecnologias abordadas.
A jornada foi iniciada com um laboratório focado em blockchain, com objetivo de identificar, validar e criar protótipos que possam se beneficiar da tecnologia. Depois de blockchain e agronegócios, o Lentes BB irá ampliar sua atuação para outros temas relevantes como 5G, IoT e inteligência artificial.
Inovação
O BB possui um programa estratégico de investimento em startups no qual o agro é um dos pilares da tese de investimento. Em 2020, desenvolveu a solução Mappiá, que auxilia o produtor rural na captura de coordenadas e perímetro de área para facilitar o processo de financiamento. A iniciativa foi reconhecida pelo o prêmio CNN Notáveis 2022, na categoria Agronegócios e Alimentos pela sua atuação inovadora.
Broto
O Broto é uma plataforma digital voltada para apoiar os produtores rurais a expandirem os seus negócios, integrando os agentes do agronegócio e oferecendo informações, capacitação e soluções de negócios, consultoria técnica e financeira. Desde o seu lançamento, em julho de 2020, já foram realizados quase R$ 1,5 bilhão em financiamentos rurais na plataforma.