A Redação
Goiânia - A capital goiana é o município com maior número de empresas abertas em Goiás no ano de 2022, segundo levantamento realizado pela Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). Ao todo, foram 9.702 novas empresas criadas entre janeiro e outubro deste ano. Anápolis é a segunda colocada, com 1.705 registros; e Aparecida de Goiânia ocupa a terceira posição, com 1.550. Em 4º está Rio Verde, com 1.009, seguido de Luziânia, com 475 registros.
“Criamos ferramentas e proporcionamos incentivos para que o goianiense pudesse empreender em meio à crise gerada pela pandemia de covid-19. A prefeitura se colocou como uma aliada, seja por meio de incentivos fiscais ou inseridos no novo Código Tributário, ou na qualificação de mão de obra em cursos gratuitos oferecidos pelo município”, afirma o prefeito Rogério Cruz.
Em Goiânia, os setores que mais cresceram foram o de serviços de escritório e apoio administrativo, com 575 novas empresas, seguido de holdings de instituições não-financeiras, com 372 registros. Na terceira posição está a área de consultorias em gestão empresarial (267), enquanto a quarta colocação ficou com a atividade médica ambulatorial (266). O quinto setor foi o do comércio varejista de artigos de vestuário, com 245 CNPJs criados.
Histórico
A capital também foi destaque de outro levantamento divulgado pela Juceg, em outubro de 2022. Goiânia obteve crescimento de 32,2% no número de empresas ativas em relação a 2021. Em 2022, o número atingiu 309 mil. Nos últimos quatro anos, a capital ganhou 100 mil novos estabelecimentos.