A Redação
Goiânia - A Semana do Cooperativismo de Rio Verde é recordista em participação popular nos eventos do gênero já realizados pelo Sistema OCB/GO, em parceria com cooperativas e prefeituras municipais que já instituíram datas de celebração ao cooperativismo em seus calendários cívico-culturais. Segundo estimativa da Prefeitura de Rio Verde, mais de 20 mil pessoas participaram das atividades realizadas no Parque Zilda Arns.
Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO, destacou a grande adesão das cooperativas da região Sudoeste de Goiás, a parceria com a Prefeitura e a participação da população. O público compareceu em grande número às atividades realizadas durante o dia e aos shows das orquestras de violeiros, sanfoneiros e da dupla sertaneja Rick & Renner. “A Semana do Cooperativismo de Rio Verde foi excelente sob todos os aspectos. Acho que conseguimos atingir nossos objetivos: divulgar o cooperativismo com prestação de serviços e envolver a comunidade”, comemora.
O prefeito Paulo do Vale afirmou que a celebração da Semana do Cooperativismo, em sua primeira edição, foi um sucesso, por alcançar o objetivo de mostrar à comunidade a importância do cooperativismo, com a realização de diversas atividades de utilidade pública. “O cooperativismo tem uma importância marcante em nossa economia, em diversos setores da atividade produtiva, e por isso agradeço ao presidente Luís Alberto e ao coordenador do Núcleo Cooperativo Sudoeste da OCB/GO, Marcelo Ferreira”, destacou.
Museu do Cooperativismo
Luís Alberto, Paulo do Vale e Marcelo Ferreira anunciaram durante o evento a construção em Rio Verde do Museu do Cooperativismo, onde será possível conhecer como nasceu e se desenvolveu esse movimento no mundo, mas com destaque para a história das 15 cooperativas de Rio Verde. “Nossa ideia é contar essa história de forma virtual e convidar as escolas para levarem as crianças para conhecê-la e assim plantar nas novas gerações a semente do cooperativismo, mostrando o que ele pode fazer pela comunidade”, explicou Marcelo Ferreira.
A deputada federal Marussa Boldrin, que prestigiou o evento, também ressaltou a grande participação popular nas atividades da Semana do Cooperativismo de Rio Verde. “Todo esse trabalho realizado fortalece o movimento. Eu, como deputada, integro a Frente Parlamentar do Cooperativismo na Câmara Federal (Frencoop) para que o Estado de Goiás tenha representatividade e desenvolva cada vez mais essa força que é o cooperativismo”, destacou.
A celebração, que envolveu diversos segmentos da comunidade local, foi aberta na segunda-feira (10/04) com diversas ações beneficentes, atividades educacionais, culturais, de atenção à saúde e atrativos diversos para toda a população, com destaque para atividades educativas, culturais e serviços de atenção à saúde oferecidos ao público. Várias cooperativas participaram ativamente da programação da Semana do Cooperativismo: Sicoob Empresarial, Sicoob Credi-Rural, Sicoob Unicidades, Sicoob Credi-Comigo, Sicredi Cerrado GO, Unimed Rio Verde, Uniodonto Sudoeste Goiano, Comigo, Coopersag, Coopercarne, Proleite, Cooproves, Coopertac-GO e Coop-Recicla.