Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

PECUÁRIA

Produção e comercialização de novilhos precoces são crescentes no País

Produtor goiano revela o que espera o mercado | 19.05.23 - 16:00  Produção e comercialização de novilhos precoces são crescentes no País (FOTO: ARQUIVO PESSOAL/Leandro Diógenes do Nascimento)
Ludymila Siqueira

Goiânia - 
A produção e comercialização de gado cada vez mais precoce são crescentes no mercado agropecuário, tanto em Goiás quanto no Brasil. Este é considerado o principal objetivo dos pecuaristas e também de empresas que fomentam técnicas e tecnologias para dentro da porteira, no sentido de melhoramento genético. De acordo com o vice-presidente da Associação Goiana dos Produtores de Novilho Precoce (AGPNP), Leandro Diógenes do Nascimento, o Brasil tem alto potencial para o nicho, uma vez que tem o clima favorável, além de comércios gabaritados para o aprimoramento do rebanho. 
 
Para Leandro, os fatores qualidade, sabor e maciez da carne como produto final são desejos dos cenários interno e externo. Isso, conforme pontua, coopera para maior engajamento de engorda de gados jovens. A expressão 'novilho precoce' é usada para definir o animal abatido mais jovem (com até quatro dentes definitivos, 30-36 meses). Nesse contexto, as vantagens atendem exatamente o que espera o mercado. Entre os pontos positivos do abate precoce estão a melhoria da qualidade da carne, aumento da produtividade da propriedade, liberação das pastagens mais cedo para outras categorias, entre outros. 


Apesar da tendência para 2023 apontar para a baixa da arroba do boi gordo, em razão do ciclo pecuário, a expectativa ainda é positiva por parte dos produtores, já que houve um aumento significativo de comercialização de novilhos precoces em 2022, tendo como principal comprador a China. A exportação foi de 1,1 milhão de toneladas de carne aos chineses, o equivalente a 7,5 bilhões de dólares, cerca de 58% da receita gerada pelos embarques do produto.
 
Novilhos precoces na Pecuária de Goiânia
Associação Goiana dos Produtores de Novilho Precoce (AGPNP) está com estande na 76ª Exposição Agropecuária de Goiás, em Goiânia, realizada até o dia 28 de maio, no Parque de Exposições, no bairro Nova Vila. Segundo Leandro, há animais jovens e com precocidade na Exposição.
 
"A 76ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás conta com grandes atrações artísticas, mas são os animais que estão expostos nos pavilhões as grandes atrações da festa. Cada um dos criatórios nos prestigiam com os melhores animais e com a possibilidade de compra desses gados, embriões e sêmen diretamente com os criadores tanto de zebuínos, como de taurinos", descreve Leandro. 


(Foto: arquivo pessoal/Leandro do Nascimento)

Segundo o vice-presidente da AGPNP, a Associação tem grande enfoque nos processos, dentro da porteira, para produção de animais cada vez mais jovens, mais precoces, com maior qualidade e valor agregado. "Tudo isso é possível com o melhoramento genético, condições de pastagem, nutrição, manejo, saúde e sanidade do rebanho, melhoramento das estruturas e técnica dos funcionários e colaboradores da fazenda. Tudo isso é proporcionado através de parceria com empresas de renome que atuam em conjunto. A Pecuária é uma grande oportunidade de expor estas ações e promover conhecimento a muitos produtores espalhados pelo Estado de Goiás", completa Leandro em entrevista ao AR.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351