Bruno Hermano
Goiânia – Acumulando as funções de diretora executiva do Instituto Rizzo com o departamento de marketing da Rizzo Imóveis, Gabriela Rizzo é uma das principais responsáveis pelo fortalecimento da marca da empresa. Em entrevista ao jornal A Redação, Gabriela falou de seus planos para o Instituto, braço sociocultural da Rizzo Imóveis e de seu trabalho na empresa, com foco na inovação em pessoas.
Formada em Marketing e Gestão Comercial na ESIC (Madri, Espanha) e Gestão de negócios na ESSEC (Paris, França), Gabriela tem agora a missão de transformar o instituto em um importante polo de difusão cultural.
Gabriela revela que trabalha para estabelecer uma programação cultural diversificada e ampla para oferecer à sociedade. “Buscamos constituir um espaço que tenha uma agenda que possibilite que as pessoas passem a ter o hábito de ir ao instituto quando estiverem buscando por alguma forma de arte”, afirmou.
Gabriela analisa propostas e ideias de projetos artísticos. “Estamos ouvindo muitas pessoas. Minha maior vontade é que a programação seja ampla e plural, com teatro, música, dança, literatura e arte circense”.
Além da agenda de eventos, Gabriela estuda projetos para fazer com que o instituto seja um centro de apoio aos artistas. “Quero que seja um local de acolhimento aos artistas. Este é meu objetivo para o instituto em 2023”.
Gabriela defende que o acervo do instituto, que conta com importantes obras de Siron Franco, esteja disponível para visitantes. Eventos tradicionais, como a Cantata de Natal, já estão em fase adiantada de planejamento. "Este ano nem a chuva vai tirar o brilho do espetáculo", adianta.
Ela também destaca que o local é palco de encontros culturais da comunidade italiana e de produções cênicas diversas.
Instituto Rizzo (foto: divulgação)
Marketing
Segundo Gabriela, em seu trabalho no departamento de marketing da Rizzo, frequentemente recebe perguntas de clientes sobre o casarão em frente à sede da empresa. “As pessoas nos perguntam o que é, como visitar, e não tínhamos muito o que responder. Percebemos a importância deste braço sociocultural da Rizzo e de fortalecer este atributo da marca de uma empresa responsável com a sociedade”.
Na Rizzo Imóveis, Gabriela desenvolve projetos com ênfase em novas ideias. “Criamos um departamento de inovação, visando eliminar ao máximo as rotinas e deixar as pessoas livres para ter ideias”, revelou.
Segundo Gabriela, a empresa defende, já há alguns anos, o desenvolvimento de colaboradores e segue fortalecendo suas ações, investindo em novas tecnologias. “Sempre olhamos para a inovação e no que podemos fazer diferente, de forma mais rápida, barata e efetiva e, em paralelo, pensando nas pessoas", afirmou.
(Foto: A Redação)
Gabriela conta que a empresa tem realizado, cada vez mais, as ações de gamificação interna (estratégias para promover experiências diferenciadas). “Nossos colaboradores têm cursos, palestras e rotinas inovadoras. Em nosso game interno, temos uma parte que chama ‘mundo da inovação’, no qual as pessoas passam por um programa de ensino amplo, uma espécie de MBA”, disse Gabriela.
De acordo com Gabriela, a empresa investe também no desenvolvimento de novos aplicativos. “O objetivo é facilitar a vida dos clientes, desburocratizando os serviços”, ressalta.