Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

LANÇAMENTO

Amarê Fashion: Caderno de Tendências revela oportunidades do mercado de moda

Projeto é do Sebrae | 28.08.23 - 18:06 Amarê Fashion: Caderno de Tendências revela oportunidades do mercado de moda (foto: divulgação)
A Redação 

Goiânia
O mercado da moda está em crescimento. Há uma previsão de que ele alcance uma receita total de US$ 1,34 trilhão em 2023, e o Brasil ocupa o 11º lugar entre as maiores receitas previstas para o segmento no mundo. Em Goiás, o cenário também é de crescimento. Em 2020, a indústria do vestuário faturou R$ 4 bilhões, e em 2021 foram R$ 4,9 bilhões, com expectativa de continuar crescendo.
 
Em vista deste cenário, o Sebrae está lançando durante a Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, que vai de 29/8 a 2/9, o Caderno de Tendências da Moda, produzido sob encomenda pela empresa Knowtec (Dot). O objetivo, segundo a analista do Sebrae e coordenadora do estudo Polyanna Marques Cardoso, é divulgar as principais tendências e oportunidades do mercado de moda.
 
“Em geral, as tendências mostram um rumo que um determinado mercado vai seguir. Elas mostram os reflexos nos contextos culturais, sociais, econômicos, entre outros, influenciando o comportamento do consumidor. Por isso, é importante que os empreendedores saibam o que o mercado traz de inovação e se antecipem, buscando as melhores estratégias para se posicionar”, destaca.
 
Temas
Primeiramente, o caderno traz uma explanação geral sobre o cenário da moda no mundo, Brasil e em Goiás. Posteriormente, são apresentadas as principais mudanças do comportamento do consumidor que impactam a moda, conforme explica a analista.
 
Polyanna aponta ainda que na sequência são apresentadas as principais tendências do mercado de moda e como o empreendedor pode aproveitar cada uma delas, oportunidades e modelos de negócio que estão em alta e oportunidades para moda via e-commerce. Para finalizar, o material mostra dois exemplos de marcas inovadoras goianas: Thear e Naya Violeta.
 
Comportamento do consumidor
A analista relata ainda as principais mudanças do comportamento do consumidor que impactam a moda para compreender melhor o cenário.
Preocupação com a redução dos impactos ambientais
Valorização da mão de obra
Consumo em espaços físicos e digitais
Forte conexão com as marcas
Uso de vestimentas e acessórios como formas de expressão e autenticidade
Priorização financeira
 
Já as principais tendências do mercado de moda apresentadas, de acordo com ela, são:
Fortalecimento dos nichos de mercado (geográficos, demográficos, por afinidade, comportamento)
Roupas em face da natureza extrema (roupas térmicas para temperaturas mais altas e mais baixas)
Inteligência artificial
Nostalgia e cultura do conforto e nutrição digital (conteúdo consumido)
Pensando nisso, o caderno apresenta algumas oportunidades e modelo de negócio que estão em alta, como, por exemplo, o mercado de segunda mão; a moda plus size adulta e infantil; o vestuário e acessórios para pets; roupas sem gênero; franquias de moda e ainda o fashion delivery (também chamado de “malinha”).
 
Entrega do material
A coordenadora do estudo conta que os clientes do Sebrae receberão em primeira mão o caderno via e-mail marketing, e a publicação também estará liberada para o público geral na Loja Virtual do Sebrae.
 
“Além disso, os clientes que forem ao Amarê via caravanas receberão um exemplar impresso para já irem degustando as novidades do mundo da moda e entrando no clima do Amarê”, revela.

Leia mais:
Amarê Fashion: Rodada de negócios deve movimentar mais de R$ 30 milhões

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351