A Redação
Goiânia - O mercado da moda está em crescimento. Há uma previsão de que ele alcance uma receita total de US$ 1,34 trilhão em 2023, e o Brasil ocupa o 11º lugar entre as maiores receitas previstas para o segmento no mundo. Em Goiás, o cenário também é de crescimento. Em 2020, a indústria do vestuário faturou R$ 4 bilhões, e em 2021 foram R$ 4,9 bilhões, com expectativa de continuar crescendo.
Em vista deste cenário, o Sebrae está lançando durante a Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, que vai de 29/8 a 2/9, o
Caderno de Tendências da Moda, produzido sob encomenda pela empresa Knowtec (Dot). O objetivo, segundo a analista do Sebrae e coordenadora do estudo Polyanna Marques Cardoso, é divulgar as principais tendências e oportunidades do mercado de moda.
“Em geral, as tendências mostram um rumo que um determinado mercado vai seguir. Elas mostram os reflexos nos contextos culturais, sociais, econômicos, entre outros, influenciando o comportamento do consumidor. Por isso, é importante que os empreendedores saibam o que o mercado traz de inovação e se antecipem, buscando as melhores estratégias para se posicionar”, destaca.
Temas
Primeiramente, o caderno traz uma explanação geral sobre o cenário da moda no mundo, Brasil e em Goiás. Posteriormente, são apresentadas as principais mudanças do comportamento do consumidor que impactam a moda, conforme explica a analista.
Polyanna aponta ainda que na sequência são apresentadas as principais tendências do mercado de moda e como o empreendedor pode aproveitar cada uma delas, oportunidades e modelos de negócio que estão em alta e oportunidades para moda via e-commerce. Para finalizar, o material mostra dois exemplos de marcas inovadoras goianas: Thear e Naya Violeta.
Comportamento do consumidor
A analista relata ainda as principais mudanças do comportamento do consumidor que impactam a moda para compreender melhor o cenário.
Preocupação com a redução dos impactos ambientais
Valorização da mão de obra
Consumo em espaços físicos e digitais
Forte conexão com as marcas
Uso de vestimentas e acessórios como formas de expressão e autenticidade
Priorização financeira
Já as principais tendências do mercado de moda apresentadas, de acordo com ela, são:
Fortalecimento dos nichos de mercado (geográficos, demográficos, por afinidade, comportamento)
Roupas em face da natureza extrema (roupas térmicas para temperaturas mais altas e mais baixas)
Inteligência artificial
Nostalgia e cultura do conforto e nutrição digital (conteúdo consumido)
Pensando nisso, o caderno apresenta algumas oportunidades e modelo de negócio que estão em alta, como, por exemplo, o mercado de segunda mão; a moda plus size adulta e infantil; o vestuário e acessórios para pets; roupas sem gênero; franquias de moda e ainda o fashion delivery (também chamado de “malinha”).
Entrega do material
A coordenadora do estudo conta que os clientes do Sebrae receberão em primeira mão o caderno via e-mail marketing, e a publicação também estará liberada para o público geral na Loja Virtual do Sebrae.