A Redação
Goiânia - Durante a pandemia de Covid-19, o número de atendimentos aos clientes, realizados de forma digital pelas empresas, aumentou exponencialmente. O contato físico era limitado e os serviços digitais, que seriam ainda lançados, foram acelerados para atender aos consumidores de forma mais ágil. No ramo imobiliário, o atendimento digital já era uma tendência e não foi diferente. Entretanto, mesmo oferecendo todas as ferramentas tecnológicas disponíveis, agora surge um movimento contrário dos clientes, buscando o atendimento presencial e humanizado.
É o que tem percebido a líder de Locação da Rizzo Imóveis, Taynara Cristine, no caso dos proprietários que vão colocar o imóvel para alugar. “A maioria tem preferido o atendimento humanizado. Temos notado que eles sentem mais segurança ao vir na empresa, do que em uma plataforma digital, quando os atendimentos ocorrem de forma ‘robotizada’”, explica. Com esse cenário, dar atenção ao cliente e entender suas necessidades têm sido, então, estratégias que melhoram o relacionamento com aqueles que preferem ir até a empresa e para conquistar esse público-alvo.
Seguindo essa tendência, Taynara Cristine afirma que o negócio também se beneficia e ganha destaque no mercado, especialmente no segmento imobiliário. “Se o proprietário dos imóvel é bem atendido, se suas necessidades são consideradas em primeiro lugar, ele se sente mais confiante para continuar o contrato. Sem falar que ele passa a indicar a empresa para outras pessoas”, ressalta.
A cliente da Rizzo Imóveis, Ana Rosa, passou por essa experiência. Para a locação do seu imóvel, utilizava um site do mercado imobiliário que não possui atendimento presencial. “A gestão administrativa da locação do imóvel ficou péssima, devido à falta de comunicação de todos os fatos que envolviam proprietário e inquilino. Principalmente descumprimento contratual, por exemplo, quando recebi a chave do inquilino sem ele ao mesmo ter pago suas dívidas, como vários meses de condomínio atrasados, água e luz”, relata.
De acordo com Ana Rosa, a diferença entre o site e sua atual gestão administrativa, com a Rizzo Imóveis, é grande. “É objetiva e atuante, conforme pactuado em contrato. Além de ser fácil a comunicação”, enfatiza. A partir do depoimento da cliente Ana Rosa, a gerente da Rizzo, comenta ainda que, para aqueles que desejam agilizar o processo de locação, sem perder a essência do atendimento humanizado, a empresa oferece o serviço 100% digital, iniciado pelos canais disponíveis como site, redes sociais, portais de imóveis; com o intermédio do atendimento via aplicativo WhatsApp, e com a opção de finalizar o contrato por meio de assinatura digital.
“Outra opção é atender de forma presencial, mas com a facilidade da assinatura digital, sem impressão de papel, o que contribui para o meio ambiente e diminui burocracias. Todo esse engajamento potencializa o número de contratos firmados. O sucesso está em ter ferramentas tecnológicas que acompanham o mercado, mas não deixar a questão humanizada de lado”, reforça Taynara Cristine.