A Redação
Goiânia - Desmistificar o comércio exterior, expandir fronteiras e ampliar oportunidades de negócios. Com foco nesses desafios, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) promoveu quarta-feira (13/9) o Encontro Internacional de Comércio Exterior (EICE), o principal evento do setor no Centro-Oeste. Com discussões centradas no tema Comércio Internacional: Desafios e Oportunidades no Mercado Globalizado, a ampla programação incluiu rodadas de negócios entre empresas goianas e compradores internacionais.
No total, foram realizadas 96 reuniões de negócios, envolvendo 26 empresas fornecedoras goianas e sete empresas compradoras internacionais do Chile, Guatemala, Panamá, Paraguay, Uruguai e China. No total, são estimados US$ 10,5 milhões em negócios para os próximos 12 meses.
Leia mais:
Fieg promove Encontro Internacional de Comércio Exterior em Goiânia
"Concluímos a realização de mais uma edição do EICE com grande sucesso. Além de público recorde, avançamos com a nossa missão de levar a indústria goiana para novos mercados, ampliando oportunidades de negócios. O mundo está cada vez mais plano, mais acessível, e a Fieg está pronta para apoiar as indústrias nessa internacionalização. Exportar é para todos, desde o micro ao grande empresário", avaliou o presidente da Fieg, Sandro Mabel.
O EICE mobilizou mais de 400 participantes, que lotaram o auditório João Bennio, na Casa da Indústria, em Goiânia. O encontro contou com palestras dos economistas Ecio Costa e André Galhardo, que analisaram a atual conjuntura nacional e internacional e as chances que o Brasil possui de atrair novos investimentos diante da tendência nearshoring; além de painel da Apex Brasil com oportunidades para os produtos brasileiros nos mercados sul-americano e europeu.
A décima edição do evento foi correalizada com o Sebrae, com patrocínio do Grupo Porto Seco Centro-Oeste e DHL e apoio dos Correios, Apex Brasil e Fecomércio.