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Comércio

Sebrae Goiás lança estudo para impulsionar pequenos negócios de hortifrúti

Solenidade contou com presença do governador | 25.03.24 - 18:38 Sebrae Goiás lança estudo para impulsionar pequenos negócios de hortifrúti (Foto: Sebrae Goiás)
A Redação

Goiânia - 
A Ceasa Goiás é o quinto principal mercado do Brasil. Só no ano de 2022, movimentou mais de 931 mil toneladas de hortifrúti, gerando R$ 3,3 bilhões para o estado. Para impulsionar os pequenos negócios e a agricultura familiar, foi lançado na manhã desta segunda-feira (25/3), na sede do Sebrae Goiás, o estudo inédito “Caminhos para o Fortalecimento da Ceasa Goiás”. A solenidade de lançamento contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, da primeira-dama Gracinha Caiado e de lideranças do agronegócio goiano. 
 
O estudo é uma parceria do Sebrae com a Ceasa e o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG), e mapeou os desafios e as oportunidades para atuação da Ceasa Goiás. A iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento regional e explorar estratégias para aumentar a competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios. O diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, foi quem apresentou os dados durante o evento.
 
De acordo com ele, o Polo Sebrae Agro foi o responsável por conduzir o estudo no qual ficou em evidência a necessidade de se colocar a cadeia hortifrutigranjeira como prioritária a ser trabalhada pelo Sebrae. “Por trás dessa cadeia tem inúmeros produtores e inúmeros comerciantes. Temos que otimizar os nossos esforços e a partir daí dar o direcionamento necessário para toda essa cadeia”, destaca ele.
 
Antônio Carlos disse ainda que o Sebrae tem papel determinante no apoio às micro e pequenas empresas no estado de Goiás. “Quando a Ceasa nos procurou foi para que a gente fizesse o mapeamento do principal fluxo de comercialização dos outros frutos hortigranjeiros no nosso estado através da Ceasa. Nós enxergamos realmente que todo o desenvolvimento local, que acontece onde temos a produção de hortifrutigranjeiros, todo o desenvolvimento regional, é estabelecido nessa relação feita hoje pela Ceasa”, pontua ele.
 
O diretor-superintendente diz ainda que o estudo abrange dados relevantes sobre o mercado de hortaliças e frutas em Goiás, destacando municípios, regiões produtoras e principais destinos da produção. “Essas informações serão vitais para compreender o cenário e desenvolver estratégias eficientes”, analisa ele.

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Fortalecimento
Para o governador Ronaldo Caiado o sucesso do estudo tem a ver com as entidades que estão por trás da iniciativa. “Eu sempre me dediquei em trazer as melhores cabeças pensantes para que a gente possa melhorar a qualidade de vida das pessoas. E traduzir isso em renda, principalmente para o pequeno agricultor, aqueles que dependem da Ceasa para terem o seu ganho, no momento em que nós temos essa parceria já consolidada e transformando aquela área da Ceasa numa realidade de melhoria de comercialização, me dá uma alegria muito grande”, ressaltou o governador.
 
Caiado disse também que a Ceasa está sendo ainda mais transformada. “A Ceasa, que é a quinta maior do país, vai se tornar ainda melhor com esta nova gestão e essas novas propostas apresentadas pelo Sebrae”, reforçou o governador. O titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, também esteve presente no lançamento e destacou a importância da parceria. “Esse estudo com certeza será instrumento norteador das tomadas de decisão para todo o trabalho que tem sido realizado pela Ceasa, na reestruturação desse importante polo de comercialização para o estado de Goiás”, afirma ele.
 
O secretário lembrou também da importância da agricultura familiar. “O estado de Goiás é constituído predominantemente por propriedades rurais da agricultura familiar. Os agricultores familiares que, muitas vezes, produzem bens com qualidade, tem capacidade de produzir com escala, com novidade, mas muitas vezes se deparam com uma série de dificuldades no momento mais importante do processo produtivo que é a comercialização. Então isso demonstra a importância desse centro de comercialização, sobretudo para a agricultura familiar”, reforça. 
 
Próximos passos
O presidente da Ceasa, Manoel de Castro, falou das próximas ações, agora com os dados em mãos. “O estudo que o Sebrae fez é muito importante para nós, e agora nós vamos para a ação. Nós já tínhamos alguns projetos para este ano de 2024 e agora com esse material vamos fazer os investimentos”, conta ele.
 
Entre as ações, o presidente destaca renovação com os produtores e parceiros da Ceasa e a destinação da verba em ações internas. Ele conta que a entidade terá respaldo da secretaria da infraestrutura para ampliação de um galpão de 3,7 mil metros quadrados, um investimento de aproximadamente R$30 milhões. “Vamos também fazer estacionamento para carreta lá dentro para desafogar o trânsito que é pesado. Então agora com esse planejamento, nós podemos investir melhor o dinheiro”, reforça Manoel.

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