A Redação
Goiânia - O Sistema OCB/GO lançou, , nesta quarta-feira (5/6), a CoopsParty 2024, em solenidade realizada no espaço Inovacoop Goiás, em Goiânia. O evento irá colocar, em um mesmo ambiente, gestores, cooperados e colaboradores de cooperativas, além de reunir empreendedores, alunos, professores, dirigentes de universidades, investidores e fundadores de startups para discutir as principais tendências de inovação em processos produtivos, com foco no setor cooperativista.
Conforme Luís Cláudio Silva, cofundador do MundoCoop, empresa responsável pelo formato e execução da CoopsParty em parceria com a WEX, eventos com essa temática e envergadura têm a capacidade de atrair os jovens para o modelo de negócios cooperativo, assegurando que ele se torne cada vez mais forte e relevante no futuro. "Os jovens têm que entender melhor esse plano de negócios que é o cooperativismo e o CoopsParty também tem esse objetivo."
O CoopsParty 2024 tem em sua programação uma seleção de palestrantes e histórias que abordam conceitos e ideia capazes de atrair a atenção de todos que desejam ampliar seus conhecimentos e trilhar com mais segurança e inspiração os caminhos da inovação, afirma Luís. "O evento é um banquete de informações e tenho certeza de que todos que participarem sairão satisfeitos com os conhecimentos que serão transmitidos durante os dois dias de programação."
Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira ressaltou que debater e promover a inovação no cooperativismo, tornando esse tema cada vez mais comum, é um esforço que tem sido feito para que as cooperativas reflitam mais sobre a importância de desenvolverem projetos inovadores, melhorando ou criando novos processos internos. "O CoopsParty contribuirá com esse nosso esforço, agrupando todo o ecossistema dedicado à inovação em Goiás, especialmente a academia, o que valoriza muito o nosso trabalho", afirma.
Olga Izilda Ronch, reitora da PUC Goiás, correalizadora da CoopsParty 2024, lembrou que o evento foi apresentado a ela pelo presidente do Sistema OCB/GO como um desafio, que foi prontamente aceito. "Para a academia, esse desafio de interlocução com o setor produtivo é sempre necessário. O lançamento e a realização desse evento, em busca de respostas qualificadas, são mostras do potencial imenso desse diálogo eficaz e produtivo, imbuído do espírito do cooperativismo, em que todos ganham”, reconhece.
O CoopsParty, segundo a reitora, será um momento significativo, que vai contribuir muito com o Pacto pela Inovação, criado pelo governo de Goiás, e que tem como signatários a PUC-Goiás e o Sistema OCB/GO, entre várias outras instituições. "Essa iniciativa abre para PUC Goiás um espaço de ensino, mas também de aprendizagem, para que nossos estudantes sejam líderes com o perfil cooperativista", acrescentou.
Celso Camilo, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), enfatizou que eventos como o CoopsParty são fundamentais no processo de acesso ao conhecimento e à inovação. "Precisamos acabar com o mito de que a inovação é para poucos e de que são necessários muitos recursos. Na verdade, essa é uma questão de decisão, ainda que esse processo envolva uma mudança cultural."
Estiveram presentes no lançamento da CoopsParty 2024 as seguintes autoridades e representantes de instituições: Raphael Martins, subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Antônio Carlos de Souza, diretor superintendente do Sebrae Goiás; Priscila Valverde de Oliveira, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás; Claudemir José Bonatto, diretor de Educação e Tecnologia do Sesi/SENAI Goiás; Kunihi Suga, Analista de Serviços de Tecnologia e Inovação do SENAI Goiás; Rubens Fileti, Presidente da ACIEG; Luciano Lacerda, conselheiro de tecnologia e inovação da FIEG; Johnny Laranjeira, Superintendente de Inovação do Hub Goiás; Raimundo Nonato, diretor-presidente da Central Sicoob Uni; Jefferson Rocha, Diretor Superintendente Executivo Cresol Goiás; Sérgio Baiocchi · Diretor Vice-Presidente da Unimed Federação; Sérgio Penido, presidente da Complem; Eduardo Hara, Gerente de Geração e Difusão de Tecnologia da Comigo, e Ullisses Capistano, Chefe Executivo do Sicoob Nova Central e Vinicius Silva, coordenador de TI da Unimed Goiânia.
Leia mais:
Segundo maior evento de inovação de Goiás está confirmado para novembro
Sobre a CoopsParty
Inspirado no formato da Campus Party, principal evento de tecnologia do país, o CoopsParty Summit, em sua primeira edição realizada em Goiás, já nasce como o maior evento de inovação do cooperativismo brasileiro. A expectativa é de que reúna cerca de 1 mil participantes, incluindo empreendedores, startups, investidores e representantes de grandes empresas, promovendo o desenvolvimento tecnológico e a inovação no estado.
Com três palcos temáticos, o CoopsParty 2024 será realizado nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Centro de Convenções da PUC Goiás, Jardim Mariliza, em Goiânia. Os participantes terão a oportunidade de se conectar, gerar negócios e aprender com mais de 60 especialistas do mercado cooperativo e corporativo.