José Abrão
Goiânia – Goiânia sedia nesta semana a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), no Centro de Convenções. Entre as novidades apresentadas está o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), trazido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para capacitar empresas goianas a ingressarem no mercado internacional.
Clarissa Furtado, gerente de competitividade da Apex, explica que o programa tem como objetivo acelerar e capacitar as empresas para exportação. “Teremos uma nova edição do programa em Goiás, atendendo 150 empresas de qualquer porte, embora o foco geralmente seja em empresas menores. Elas receberão apoio para entender todos os passos necessários para exportar, com um atendimento individualizado e customizado,” detalha Furtado.
O Peiex já capacitou 470 empresas em ciclos anteriores em Goiás e funciona por meio de parcerias com parques tecnológicos e instituições de ensino. Nesta nova rodada, o programa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da Secretaria de Indústria e Comércio (Sic). “Ao longo do último ano, 2.578 empresas aderiram ao Programa. Entre 2021 e 2023, o Peiex atendeu 5.334 empresas, das quais 827 exportaram e geraram US$ 3,16 bilhões,” informa o diretor de gestão corporativa da Apex Brasil.
Clarissa Furtado (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
O programa atua como uma consultoria, preparando as empresas para exportar. Em alguns casos, é necessário melhorar o produto ou adaptar a fábrica, mas o principal é alinhar questões de atendimento e planejamento. Após essa fase, as empresas podem participar de outros programas voltados para temas específicos, como atração de compradores e participação em feiras internacionais.
Para participar, as empresas interessadas devem procurar o estande da ApexBrasil na feira, acessar o
site da agência ou entrar em contato por e-mail (sic@apexbrasil.com.br ou apex@apexbrasil.com.br). “Estamos abrindo uma manifestação de interesse, então as empresas já podem nos informar sobre seus planos de exportação. Não há restrições, desde que o produto tenha potencial exportador,” destaca Clarissa.
Potencial exportador
A gerente também ressalta o crescimento de Goiás em segmentos de interesse internacional, como o ramo da moda. “Fizemos um estudo recente que mostrou que cerca de 30% das micro e pequenas empresas com potencial exportador estão no setor da moda,” afirma Furtado. A Apex tem realizado ações junto ao setor, incluindo uma iniciativa recente sobre moda praia no Rio Grande do Norte, e planeja replicar em Goiás para capacitar empresários e atrair compradores.
Estande da Apex Brasil (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
Marcelo Lessa, diretor técnico do Sebrae Goiás, exaltou a iniciativa do Estado e destacou, entre outros pontos, a parceria com a ApexBrasil durante a Amarê Fashion, realizada em agosto. “O segmento da moda goiana já está mais preparado e alcançando mercados internacionais, mas queremos dar oportunidades para outros segmentos também,” afirma.
Aqueles interessados em buscar informações diretamente na feira devem se apressar: a Ficomex termina nesta quinta-feira (29/8).
Leia mais
Ficomex 2024 vai mostrar Goiás para o mundo, afirma Caiado