São Luís - A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta quinta-feira (14/8) a pré-lista para escolha do filme que irá concorrer à uma vaga no Oscar 2026.
No total, são 16 inscritos. Entre eles, estão o goiano Oeste Outra Vez, vencedor em várias categorias no Festival de Gramado do ano passado; Vitória, estrelado pela atriz Fernanda Montenegro; O Último Azul, vencedor do Urso de Prata do Festival de Berlim 2025; O Agente Secreto, que venceu dois prêmios na edição mais recente do Festival de Cannes; e o filme Manas, que recebeu mais de 20 prêmios em festivais de cinema internacionais.
Um comissão de seleção irá avaliar os candidatos e irá escolher o representante brasileiro para a edição do Oscar do próximo ano. O grupo é composto por 15 integrantes, sendo 12 sócios da Academia e outros três membros indicados pela diretoria do colegiado.
A comissão vai se reunir remotamente no próximo dia 8 de setembro de 2025 para a escolha de seis títulos. Uma nova reunião será realizada na semana seguinte, dia 15, para a decisão final sobre o concorrente à vaga de Melhor Filme Internacional.
O anúncio oficial dos indicados ao Oscar sai no dia 22 de janeiro do ano que vem. A cerimônia de entrega das estatuetas está marcada para 15 de março.
Confira a lista dos 16 candidatos:
A Melhor Mãe do Mundo;
A Praia do Fim do Mundo;
Baby;
Homem com H;
Kasa Branca;
Malu;
Manas;
Milton Bituca Nascimento;
O Agente Secreto;
O Filho de Mil Homens;
O Último Azul;
Oeste Outra Vez;
Os Enforcados;
Retrato de um certo Oriente;
Vitória; e