Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Comércio Exterior

Ficomex reúne governadores e representantes de mais de 100 países em Goiânia

Caiado e Zema prestigiaram abertura | 04.09.25 - 16:04 Ficomex reúne governadores e representantes de mais de 100 países em Goiânia Romeu Zema, Ronaldo Caiado, Rubens Fileti, Gusttavo Lima, Daniel Vilela e Bruno Peixoto na abertura da Ficmex (Foto: Taíssa Queiroz)A Redação

Goiânia -
Com a participação de representantes de mais de cem países, centenas de marcas e grandes compradores estrangeiros, teve início nesta quinta-feira (4/9) a Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex 2025). A abertura do evento, organizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e Faciest reuniu empresários, representantes de governos estaduais e municipais, entidades do setor produtivo e o embaixador da Feira, Gusttavo Lima, no Centro de Convenções de Goiânia. 

Segundo o presidente da Acieg, Rubens Fileti, a Ficomex transforma Goiás em um hub de conexão entre vendedores e compradores de todo o Brasil. "Este é um momento muito importante, com o tarifaço e as incertezas que temos. Nada melhor que abrir o diálogo com os três pilares que trazemos aqui: política pública, negócios e educação" afirmou Fileti, durantye a serimònia de abertura. 

Presente no evento, o governador Ronaldo Caiado destacou a iniciativa da realização da feira em Goiás. "A Acieg conseguiu um feito significativo de trazer pata Goiânia um evento com mais de cem embaixadas representadas, mostrando todo o potencial de Goiás". afirmou. Caiado também elogiou a participação do Fórum Empresarial e a presença dos governadores de Minas Gerais, Romeu Zema e de Rondônia, Marcos Rocha. 

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, também prestigiou o evento e deu boas vindas aos participantes. Durante dicurso, Mabel manifestou apoio à candidatura de Caiado à Presidência e saudou a o governador mineiro Romeu Zema, momento em que pediu "união de todos" pelo Brasil.

Ficomex
Ponto de encontro do comércio exterior no Brasil, a Ficomex 2025 segue até sábado (6/9), no Centro de Convenções em Goiânia. O evento, conhecido por impulsionar negócios e investimentos e a diversificação das relações comerciais, vai reunir, desta vez, mais de 100 países de quatro continentes, que estarão representados por embaixadas e câmaras de comércio. O número supera o dobro da edição anterior da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central.
 
União Europeia, todo o continente africano, China, Canadá, Estados Unidos, México, Rússia, Argentina, Paraguai, Hong Kong e Emirados Árabes, dentre outros países, estarão representados. O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás, organizadora da Feira junto com a Faciest, ressalta que o evento também atua para a realização de negócios dentro do território brasileiro, gerando networking entre estados, municípios, instituições, players importantes do mercado e empresas de todos os portes. 
 
Grandes nomes
O tema da edição 2025 é “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global”, que passa de forma transversal pelos três pilares da Ficomex: educação, negócios e políticas públicas. O evento traz especialistas de grande impacto para setores estratégicos. Entre os destaques, estão o jornalista Carlos Alberto Sardenberg, o agrônomo Marcos Fava Neves, o Doutor Agro, o economista-chefe do Banco do Brasil, Marcelo Rebelo Lopes, e o representante do INPI, Rodinelli Borges Oliveira.
 
Ao longo dos três dias, o evento terá ainda exposições, apresentações culturais e rodadas de negócios. Nesse contexto, entra a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), vinculada ao MDIC, que promove na Ficomex rodadas entre empresas brasileiras e compradores da Europa, América do Norte, Oriente Médio, Ásia, América do Sul e África, numa edição do programa Exporta Mais Brasil.  
 
Novidades
Diversas novidades pensadas para melhorar a experiência dos visitantes e expositores serão aplicadas na FICOMEX 2025. “O objetivo é criar um ambiente totalmente imersivo, proporcionando maior integração entre as atividades, assim como acontece em grandes eventos internacionais de negócios”, aponta Rubens Fileti. 
 
Alguns destaques são a realização de palestras e painéis simultâneos na Arena FICOMEX e uma área destinada especificamente para a exposição de micro e pequenas empresas, contando com parceria do Sebrae Goiás. Os interessados em visitar a Feira podem se inscrever gratuitamente pelo site. As vagas são limitadas.
 
A Ficomex 2025 tem o patrocínio de Wav Bank, Sistema OCB Goiás, Porto de Suape, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Unimed e Grupo Soluti/Everest Digital.
 
SERVIÇO: Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central - FICOMEX
Data: 4, 5 e 6 de setembro de 2025
Horário: das 9 às 19 horas (quinta e sexta-feira) e das 9 às 15 horas (sábado)
Local: Pavilhão Azul, no Centro de Convenções de Goiânia

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351