A Redação
Goiânia - Com perspectiva de R$ 2,8 bilhões em negócios prospectados, a Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), realizada no Centro de Convenções de Goiânia, encerrou a edição de 2025 com resultado expressivo em relação ao ano anterior, consolidando-se como a principal feira de comércio exterior e internacionalização do Brasil. Nas Rodadas de Negócios, mais de 300 reuniões aproximaram empresas brasileiras de compradores internacionais, enquanto no Espaço Global o tarifaço e as novas oportunidades de mercado dominaram as discussões.
“Neste ano, a Ficomex se consolidou como um hub de conexão entre empresas, políticas públicas e educação com uma programação completa com conteúdos de diversos temas com muito apoio do SEBRAE e da ApexBrasil, além de outras entidades do Fórum Empresarial”, comenta o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (ACIEG), Rubens Fileti.
A ApexBrasil trouxe para a Ficomex 2025, pela primeira vez no contexto da feira, o programa Exporta Mais Brasil com 12 compradores de quatro continentes e 60 empresas brasileiras, sendo 20 do Estado de Goiás. De acordo com Cintia Faleiro, representante da ApexBrasil no Centro-Oeste, aproximadamente 340 reuniões foram realizadas nos três dias de feira. “A Ficomex é um evento muito importante para a região Centro-Oeste, para promoção de negócios. Recebemos relatos interessantes, com grandes possibilidades de fechamento de negócios após as rodadas realizadas por nós”, disse a representante do Centro-Oeste da ApexBrasil, Cíntia Faleiro.
Espaço global
O tarifaço aplicado pelo governo de Donald Trump esteve no centro das discussões no Espaço Global, que recebeu mais de 40 apresentações de Estados, Municípios, Embaixadas e Câmaras de Comércio Exterior durante os três dias de Ficomex 2025. As Câmaras de Comércio que representam os Estados Unidos buscaram amenizar a polêmica. Já representantes de Canadá e China sinalizaram que a janela de oportunidades para diversificar negócios foi aberta de forma irreversível. Nos três dias de evento, embaixadores e representantes de países de quatro continentes também apresentaram potencialidades de negócios e investimentos com o Brasil.
2026
Na próxima edição, a Ficomex será realizada em um novo formato. Em Goiás, a feira internacional será bianual. “Definimos que, a partir da próxima edição, faremos a Ficomex um ano no exterior e, no outro, em Goiás”, anunciou o presidente da ACIEG e da Faciest-GO, Rubens Fileti. O novo destino da feira ainda não foi divulgado.
Exportações
O vice-governador Daniel Vilela aproveitou a Ficomex 2025 para fazer um anúncio de grande impacto para o setor produtivo. “Vamos criar a agência de exportação e promoção de Goiás, num modelo moderno, para que produtores daqui possam levar seus produtos e se conectar ainda mais com o mundo”, declarou. O anúncio foi celebrado pelo presidente da ACIEG, reforçando o papel da associação de apoio aos negócios goianos. “O governo de Goiás tem total respaldo da ACIEG para a construção dessa agência”, frisou Rubens Fileti.
O evento
A Feira Internacional do Comércio Exterior no Brasil Central (Ficomex) reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo. A Feira foi retomada pela ACIEG em 2024, após quase 20 anos e chega à sua quarta edição em 2025, com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global" e uma programação que inclui palestras, painéis, rodadas de negócios e exposições. A Ficomex 2025 aconteceu de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, com patrocínio de Wav Bank, Grupo Soluti/Everest Digital, Porto de Suape, Sistema OCB/GO, Banco do Brasil, Caixa, Unimed Goiânia, Equatorial Goiás e Maindoc e apoio de ApexBrasil e Sebrae Goiás.
Acieg
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), fundada em 1937, é uma das principais entidades de defesa e fomento ao setor produtivo goiano. Composta por representantes de empresas dos mais diversos setores, a ACIEG oferece suporte, capacitação e serviços exclusivos para seus associados. Além disso, a instituição atua como ponte entre o poder público e o setor produtivo goiano. Atualmente, a associação é presidida por Rubens Fileti.