Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Agronegócio

Governo de Goiás abre segunda etapa da Declaração de Rebanho

Cadastro começa no sábado (1º/11) | 28.10.25 - 10:46 Governo de Goiás abre segunda etapa da Declaração de Rebanho Rebanho (Foto: Agrodefesa)A Redação
 
Goiânia – A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) informou que a segunda etapa da Declaração de Rebanho de 2025 tem início neste sábado (1º/11). O prazo segue aberto até 31 de dezembro de 2025, conforme estabelece a Portaria nº 564/2025, publicada em 14 de outubro no Diário Oficial do Estado.
 
Para fazer a sua parte, o produtor rural deve acessar o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) e atualizar informações cadastrais, bem como declarar mortes, nascimentos e a evolução dos grupos de animais mantidos nas propriedades localizadas nos 246 municípios goianos.
 
A medida é obrigatória para todos os produtores rurais goianos que possuem animais das espécies bovina, bubalina, equina, muar, asinina, caprina, ovina, aves e suínos de subsistência, além de animais aquáticos e abelhas. O objetivo é manter atualizado o cadastro estadual de rebanhos, garantindo o monitoramento e fortalecendo as ações de defesa sanitária.
 
Como fazer
A segunda etapa da Declaração de Rebanho 2025 deve ser feita preferencialmente online, por meio do Sidago, utilizando login e senha do produtor. Para aqueles que têm alguma dificuldade, o procedimento pode ser realizado presencialmente nas Unidades Operacionais Locais da Agrodefesa.
 
Segundo a Portaria nº 564/2025 da Agência, a partir de 1º de novembro fica proibido o trânsito de animais cuja propriedade de origem ou destino não tenha seu rebanho declarado no Sidago. As Guias de Trânsito Animal (GTAs) emitidas até 31 de outubro de 2025 terão validade apenas até esta data. A regra não se aplica a animais destinados ao abate imediato.
 
A realização de eventos pecuários não será impedida, desde que os animais participantes estejam com a declaração atualizada. O produtor que deixar de cumprir as exigências da Portaria estará sujeito às sanções previstas na legislação vigente.
 
Serviço
Assunto: 2ª etapa da Declaração de Rebanhos em Goiás
Quando: De 1º de novembro a 31 de dezembro de 2025
Onde declarar: Preferencialmente via Sidago ou presencialmente nas Unidades Operacionais Locais da Agrodefesa

Leia mais
Agrodefesa reforça importância de notificação de casos suspeitos de raiva


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351