A Redação
Goiânia - A Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) agora está no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás, por meio da Lei 23.777, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado na última segunda-feira (3/11). Com quatro edições já realizadas em Goiânia, a Ficomex é o maior evento de comércio exterior do Brasil.
“A inserção no calendário oficial é um reconhecimento da força da Ficomex, que tem um importante alcance internacional e fomenta o comércio exterior de Goiás, do Consórcio Brasil Central e do país como um todo, reforçando a presença brasileira no cenário global”, celebra Rubens Fileti, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e da Faciest, entidades organizadoras do evento.
De autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), o projeto de lei que estabeleceu a inclusão foi apresentado em 2024 e aprovado em fase definitiva pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás em outubro de 2025. O texto destaca o objetivo da Feira de promover o intercâmbio comercial, cultural e econômico entre o Brasil e outros países, fortalecendo as relações e impulsionando o desenvolvimento.
Expressividade
Realizada de 4 a 6 de setembro, a edição 2025 reafirmou a relevância da Ficomex. Mais de 110 países de quatro continentes estiveram representados por embaixadas e câmaras de comércio. Dentre os participantes, estavam representantes da União Europeia, China, Canadá, Estados Unidos, México, Rússia, Argentina, Paraguai e Arábia Saudita, além de todo o continente africano.
O evento também estimulou a realização de negócios e investimentos dentro do território brasileiro, gerando networking entre estados, municípios, instituições, players importantes do mercado e empresas de todos os portes. “A Ficomex proporciona a conexão entre vendedores e compradores, sendo um grande estímulo ao setor produtivo”, destaca Fileti.
O volume de negócios prospectados alcançou mais de R$ 3 bilhões, um salto expressivo em relação à edição anterior. Somente pela ApexBrasil, foram realizadas 337 rodadas de negócios entre empresas brasileiras e compradores internacionais. A Ficomex 2025 também contou com uma série de palestras, painéis e exposições, além de homenagens promovidas pela Alego.