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Hábitos de consumo

Maioria dos brasileiros usa o crédito para realizar compras imediatistas

Estudo foi feito pelo SPC Brasil | 08.01.15 - 10:00 Maioria dos brasileiros usa o crédito para realizar compras imediatistas (Foto: Economática) 
Yuri Lopes
 
Goiânia
– Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) aponta que a maioria dos brasileiros usam o crédito para comprar itens de satisfação de desejos de consumo de curto prazo, como roupas e sapatos (63% do total), eletrônicos (58%) e eletrodomésticos (44%).
 
O estudo, que foi feito em parceria com o site de educação financeira Meu Bolso Feliz, revelou que outro hábito muito comum entre os brasileiros é o parcelamento de compras supérfluas.
 
Em muitos casos, a compra financiada se concentra em itens de valor mais baixo, que poderiam ser pagos a vista. "O perfil de consumo do brasileiro tem como característica a compra imediatista, ou seja, aquela que tem a necessidade do prazer imediato, em que todas as consequências de longo prazo ? como, por exemplo, o endividamento ? não são consideradas em muitos casos", explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
 
E de fato uma pesquisa sobre o comportamento dos adimplentes e inadimplentes mostrou que 17% dos consumidores em idade adulta ? o que representa cerca de 23 milhões de pessoas ? se encaixam no perfil imediatista, ou seja, de consumidores inclinados a viver o presente, sem se preocupar com o futuro financeiro e sem o hábito de planejar ou poupar. "Entre as pessoas que se encaixam neste perfil e que estão inadimplentes, 51% admitiram que o problema que os levou ao atraso de dívidas foi o descontrole financeiro, citado por 34% da amostra", observa Marcela.
 
Já quando os consumidores são confrontados com a possibilidade de não poderem parcelar as compras, 24% da amostra acredita que o crédito é essencial e que, portanto, não fecharia as contas do mês ou não conseguiria mais comprar pelo fato de não poder parcelar.
 
Crédito fácil e caro
O estudo sobre o uso do crédito no Brasil mostra que o cartão de crédito é a modalidade mais usada pelos consumidores (em 83% dos casos), seguido pelo empréstimo (53%) e pelo crediário (50%). Além disso, um em cada dez brasileiros declara ter mais de quatro cartões de crédito. Outros estudos apontam que a forma de pagamento mais utilizada pelos entrevistados depende basicamente do valor do bem a ser comprado: produtos de menor valor são pagos em dinheiro e os de maior valor, no cartão de crédito.
 
Além disso, os estudos apontam que o brasileiro tem a visão do crédito e financiamento como uma forma de deixar a sua renda mensal mais elástica e não apenas como uma forma de acessar produtos mais caros, cujo pagamento à vista é mais difícil.
 
"É preocupante o fato de que 12% dos consumidores acreditam que o cartão de crédito e o cheque especial são parte da renda mensal. E ainda mais preocupante: 13% sequer sabem quanto têm para gastar no mês", relata Kawauti.
 
Na avaliação da economista, existem dois grandes problemas quando se trata deste tipo de crédito mais acessível. "Em primeiro lugar, este tipo de instrumento financeiro em geral, é mais caro que os demais", diz a economista. Segundo a especialista, dados do Banco Central do Brasil mostram que a taxa de juros média cobrada no cheque especial é de 187,8% ao ano, muito acima, por exemplo, da taxa média de crédito pessoal, de 25,5%.
 


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