Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Economia

Produção industrial goiana cresce 1,7% em 2014

Dados foram divulgados pelo IBGE nesta sexta | 06.02.15 - 18:44 Produção industrial goiana cresce 1,7% em 2014 (Foto: reprodução/alceniguerra.com.br)
A Redação

Goiânia
Levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (6/2) mostra que Goiás obteve o quarto melhor resultado na produção industrial entre as quinze regiões pesquisadas. A expansão do Estado no ano passado, segundo o instituto, foi de 1,7%.
 
As principais contribuições positivas vieram dos produtos alimentícios (3,8%) e de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (10,3%). Dentro dessas atividades houve avanços na fabricação de açúcar cristal, carnes de bovinos frescas ou refrigeradas, leite em pó, tortas, bagaços, farelos e outros resíduos da extração do óleo de soja e óleo de soja refinado e em bruto, no primeiro grupo. No segundo grupo, destacaram-se o biodiesel e álcool etílico.
 
As demais expansões vieram das atividades de outros produtos químicos (8,4%), de indústrias extrativas (3,1%) e de metalurgia (1,1%), impulsionadas, principalmente, pelo aumento na fabricação de fosfatos de monoamônio (MAP) e adubos ou fertilizantes com nitrogênios, fósforo e potássio (NPK); de pedras britadas e minérios de cobre, de ferroníquel e ferronióbio, produtos que fazem parte da pauta de exportações goianas.
 
De acordo com o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), José Eliton de Figuerêdo Júnior, o resultado mantém Goiás em posição de destaque em relação à indústria brasileira. “A média brasileira apresentou retração de 3,2% no período. A nossa missão é continuar envidando todos os esforços para fazer com que o nosso setor produtivo não sofra descontinuidade”.
 
Outras regiões
Os demais Estados que apresentaram resultados positivos na pesquisa foram o Pará (8,1%), Espírito Santo (5,6%), Mato Grosso (3,0%) e Pernambuco (0,1%). Os dois primeiros tiveram bom desempenho apoiados no setor extrativo, enquanto o Mato Grosso aumentou a sua produção de carnes e derivados da soja. Pernambuco garantiu o resultado positivo com a produção de açúcar.
 
São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Amazonas tiveram o pior desempenho do país ao registrar taxas negativas de  6,2%, 5,5%,  4,3% e 3,9%, respectivamente.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351