Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Degustação

Sommelier traz os melhores vinhos californianos para Goiânia

Aula de sabor inigualável | 23.01.12 - 19:10

Marina Morena
Fotos: Fábio Lima

Uma verdadeira aula sobre vinhos californianos. Assim foi o evento de degustação de vinhos, neste sábado (21/1), promovido pela Opus Inteligência Construtiva, em parceria com o sommelier Eugênio Veiga Jardim e o chefe do Hanna Buffet, Fernando Miguel.

A degustação, no luxuoso espaço decorado do edifício Park House Flamboyant, ainda em construção em Goiânia, contou com a presença do proprietário da Opus, Dener Justino, além de convidados, que se misturaram entre amigos, clientes e empresários. “Oferecemos tardes como esta para aproximar nossos clientes e parceiros da Opus. Um evento assim é uma informação a mais e de grande valor para as pessoas”, destacou Justino.

Esta foi a sexta vez que o sommeliere Eugênio ministrou o curso de vinhos, fidelizando as mesmas parcerias. Eugênio, nascido na cidade de Goiás (GO), mora nos Estados Unidos há 27 anos. Depois de passar três anos no estado do Texas, mudou-se para a cidade de São Francisco, na Califórnia, uma das regiões de maior produção de vinhos do mundo.

Na metrópole americana, o sommelier é hoje diretor de vinhos do restaurante Jardiniere, que serve pratos típicos californianos, traduzidos em técnicas francesas. Na tarde deste sábado, Eugênio conseguiu misturar a didática ao prazer, presenteando os convidados com quatro diferentes vinhos, escolhidos a dedo. “Um vinho que agrada ao paladar é como um dia atarefado que no final dá tudo certo e se encaixa”, ressaltou o especialista, que apresentou cada garrafa com uma história, um aroma e um gosto particulares. (Saiba mais sobre os vinhos)

Comidas e bebidas
Para cada vinho, o chefe Fernando Miguel serviu um prato diferente. Para a primeira degustação da tarde, o espumante Roederer Estate foi servido com petiscos de torradas com salmão e diferentes patês e casquinhas de queijo com geleia. Junto ao segundo vinho, um branco Viognier, do rótulo Starlite, uma salada de folhas com camarões. Logo depois, com um legítimo e raríssimo pinot noir, Diane Cobb, o chefe apresentou um rondele de salmão defumado ao molho branco. E, por último, um filé ao molho de champignon, castanhas e risoto, acompanhou o merlot do rótulo Shafer, oriundo de Napa Valley.

Para compor os pratos, o chefe Fernando explica que, primeiro, recebe as informações do sommelier, para saber quais vinhos serão servidos para, só então, se inspirar na preparação dos pratos. “O chefe de cozinha acaba sendo, também, um sommelier, já que precisa entender bastante do assunto. E o resultado é sempre gratificante. A comida, feita artesanalmente, se alinha perfeitamente ao paladar da bebida”. Ao final, os convidados não deixaram de celebrar o aniversário do especialista em vinhos Eugênio, que soprou as velinhas durante a degustação.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Carolina Pessoni
Carolina Pessoni

É jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing (UFG). É também professora no curso de Jornalismo das Faculdades Alves Faria (Alfa). / carolina.pessoni@aredacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351