Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Nesta segunda-feira (21/5)

Agenda de José Eliton com ministro prioriza ações em favor da Educação

Comitiva passou por outras duas cidades | 21.05.18 - 21:12 Agenda de José Eliton com ministro prioriza ações em favor da Educação (Foto: divulgação)
A Redação 

Goiânia -
No último compromisso da extensa agenda administrativa do dia, o governador José Eliton participou, ao lado do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, da inauguração do Bloco de Informática, do Centro de Vivência e da Guarita de acesso à BR-153 do Instituto Federal Goiano (IFG) de Morrinhos. A solenidade de descerramento das placas de inauguração foi no auditório da Biblioteca Central do Instituto, que estava completamente lotado.
 
O governador e o ministro receberam como presente, das mãos do aluno de Agronomia, Edcarlos Silva Alves, uma cesta com produtos agrícolas, produzidos nas lavouras experimentais do Instituto.
 
Presente à inauguração, o prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso, deu as boas vindas ao governador e ao ministro, ressaltando que o Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos, cujas obras iniciaram em 1991, é hoje uma grande referência no ensino superior profissionalizante em todo o País. Enfatizou que é a primeira vez que um ministro de Estado visita o IFG Morrinhos, hoje para conhecer uma instituição que abriga excelentes professores e que é modelo.
 
Ao discursar na solenidade, o governador José Eliton disse ter ficado impressionado com a qualidade técnica e a oferta de saber por parte do IFG Campus Morrinhos, que proporciona aos docentes e alunos a “formação continuada da melhor qualidade”. Disse também ter ficado “muito feliz em presenciar os avanços desse Instituto”.
 
Para o governador, o governo estadual, quando investe na Universidade Estadual de Goiás (UEG), na Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás (Fapeg) e nos Institutos Tecnológicos, busca criar um ambiente propício ao desenvolvimento tecnológico e à inovação. Ele também ressaltou as parcerias com a administração municipal, pois mantém com o prefeito Rogério Troncoso um relacionamento institucional de alto nível.
 
E propôs um desafio aos senadores Lúcia Vânia e Wilder Morais: que destinassem R$ 1 milhão cada de suas emendas parlamentares para o IFG Morrinhos consolidar o projeto de internato para alunos, garantindo para tal um aporte financeiro de R$ 1,5 milhão do governo estadual.
 
O ministro iniciou suas palavra dizendo que já foi secretário de Educação do Estado do Amazonas e uma coisa que ele gosta muito “é estar perto, ouvir, saber o que está dando certo e o que está dando errado” na área da Educação. Também realçou a agenda do dia, totalmente voltada para a Educação. Além das inaugurações do IFG Morrinhos, a instalação da Universidade Federal de Catalão, o IFG daquele município e melhorias no IFG de Ipameri.
 
Rossieli observou que apenas 8% dos jovens brasileiros do Ensino Médio estão no ensino técnico, ao contrário, por exemplo, dos Estados Unidos, onde o percentual é de 25%.  Ao final, anunciou que o Ministério da Educação vai ajudar na consolidação da residência para os alunos do IFG Campos Morrinhos. “A riqueza que o povo de Goiás dessa região dá para o Brasil é muito maior daquilo que o governo federal está investindo”, arrematou.
 
A senadora Lúcia Vânia assinalou, dirigindo-se ao ministro, que ele estava visitando “uma cidade excepcional, modelo, uma cidade diferenciada”, que é Morrinhos. Enfatizou que o IFG Morrinhos nasceu a partir da união de esforços de todos os gestores que passaram pela cidade e hoje é referência não apenas para Goiás, mas para o Brasil. “Esse instituto, como todos os outros do Estado de Goiás, merece uma atenção especial, porque é exemplo para o País, e que proporciona excelentes notas no Ideb”, destacou.
 
A senadora, dirigindo-se ao governador, afirmou ter certeza de que José Eliton terá condições de mostrar a Goiás um compromisso ainda maior com a Educação. “A gestão dos IFGs goianos é modelo para o País”, enfatizou Lúcia, destacando a importância da autonomia administrativa dos institutos.
 
O Campus Morrinhos, em atividade desde 1997, está instalado numa área de 200 hectares, às margens da BR-153, Km 633. Conta com 84 docentes, 70 técnicos administrativos e 1.300 alunos. O Campus Morrinhos oferece três cursos técnicos, integrados ao Ensino Médio: Informática, Agropecuária de Alimentos e Técnico em Agroindústria. Também oferta sete cursos superiores, sendo três bacharelados: Agronomia, Zootecnia e Ciência da Computação, licenciaturas em Química e Pedagogia e dois cursos tecnológicos: Alimentos e Sistema para Internet.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351