A Redação
Goiânia - Todos os domingos, há mais de 40 anos, os ouvintes sintonizam a Rádio Brasil Central a partir das 7 horas (horário de Brasília), para ouvir o programa Goiás Caboclo apresentado pelo radialista Jason Abrão. Os ouvintes ainda hoje, mesmo com todos os meios eletrônicos de comunicação, enviam cartas para solicitar músicas e pedir avisos e recados para familiares e amigos. O programa se modernizou e hoje é transmitido também pelo Facebook. O Goiás Caboclo, programa que tem cinco horas de duração, registra uma das maiores audiências da RBC.
O foco do programa é a música sertaneja de raiz, mas abre espaço também para novos talentos, sejam cantores solo, duplas, trios e bandas. Todos os domingos, recebe artistas que desejam mostrar seus trabalhos ou anunciar shows e lançamentos musicais. Durante o programa, Jason Abrão recebe visitantes, com quem dialoga e atende pedidos. Ele também conta ‘causos’ e cita personagens reais em estórias de pessoas que passaram pelo programa e ficaram em sua memória durante a longa vivência. Abrão gaba-se de ser um dos últimos apresentadores sertanejos que ainda recebe cartas nos moldes de antigamente.
A atuação do profissional na RBC não se resume ao Goiás Caboclo. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, Jason Abrão apresenta também o programa Brasil Sertanejo, que vai ao ar das 5 às 7 horas da manhã. É tão apaixonado pelo que faz que, mesmo quando termina o programa, permanece na emissora para trocar ideias com colegas e avaliar o resultado do trabalho realizado.
Tanto o Goiás Caboclo, quanto o Brasil Sertanejo, podem ser ouvidos em Ondas Médias (AM), na frequência de 1.270 quilohertz; Ondas Tropicais de 60 metros e Ondas Curtas de 25 metros.
O apresentador
Nascido em Cumari, no Sudeste goiano, Jason Abrão começou a trabalhar aos 11 anos, empunhando microfones de alto-falantes para anunciar produtos e serviços e dar avisos diversos em ruas. Daí para o rádio foi um passo. Já em Goiânia, ingressou na Rádio Brasil Central em 1977 e foi para o Departamento de Radiojornalismo onde, por dez anos, atuou como revisor de textos. Paralelamente, começou a apresentar o programa Goiás Caboclo e acabou se consagrando como um dos mais apaixonados pelo trabalho radiofônico, pelo universo sertanejo e principalmente pelo público fiel que o acompanha desde o início da caminhada, tradição que passa de geração a geração.