José Cácio Júnior
O médico goiano Áureo Ludovico de Paula está proibido de realizar a cirurgia de redução de estômago criada por ele. O Conselho Federal de Medicina (CFM) não incluiu o método desenvolvido pelo cirurgião na lista dos procedimentos regulamentados pelo órgão.
O procedimento, chamado de gastrectomia vertical com interposição de íleo, é uma das práticas da cirurgia bariátrica. Ele era feita em caráter experimental. Áureo alega que o método poderia curar a diabetes.
A cirurgia ganhou notoriedade em 2009 quando o apresentador Fausto Silva, o Faustão, declarou ao vivo em seu programa que faria a cirurgia para reduzir o peso e tentar controlar o diabetes. O senador Demóstenes Torres (DEM) também passou pelo processo cirúrgico com o médico goiano.
Áureo foi proibido de divulgar o método do procedimento em 2009 pelo fato de a cirurgia não ter sido regulamentada. Investigação do Ministério Público Federal (MPF) identificou casos de sequelas graves em pacientes que passam pela operação.
Áureo pode voltar a realizar a cirurgia, desde que comprove a segurança da mesma. "Consideramos que a gastrectomia vertical com interposição de íleo precisa de mais estudos para ser autorizada", afirmou o presidente do CFM, Roberto D'ávila.
O médico não foi encontrado para comentar a proibição da cirurgia.
Com informações da Agência Estado