Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Copa do Mundo de Física

Estudante de Goiânia representa o Brasil em torneio científico na China

Vinicius de Alcântara Névoa tem 16 anos | 20.07.18 - 16:12 Estudante de Goiânia representa o Brasil em torneio científico na China (Foto: Divulgação) A Redação

Goiânia
Estudante de Goiânia, o jovem Vinicius de Alcântara Névoa, de 16 anos, representa o Brasil na Copa do Mundo de Física na China. Ele integrou a equipe que venceu o IYPT Brasil, competição científica para estudantes do Ensino Médio.

“A competição nacional, que antecede o mundial, foi bastante acirrada, mas conseguimos nos sobressair e chegar à final, em que desempenhamos muito bem, o que nos fez conquistar a medalha de ouro”, aponta Vinicius, que agora compete no International Young Physicists' Tournament (IYPT). Será uma semana de intensas disputas nas Physics Fights, sessões em que as equipes de 32 países debatem as resoluções apresentadas para determinados problemas.
 
Construir um sismógrafo, uma Fonte de Heron ou válvula de Tesla, investigar e explicar alguns fenômenos naturais, como quando se tira uma foto de uma lanterna brilhando à noite e podem ser observados raios de luz emanando do centro da lanterna, são alguns exemplos dos desafios abertos e de natureza investigativa apresentados aos estudantes no torneio científico.
 
“O Vinicius é um rapaz que tem uma trajetória muito forte em Física, Química e Matemática. Ele é muito bom mesmo em Ciências Exatas e se tornou uma referência em Goiânia. Exerceu a função de capitão do grupo, coordenou as estratégias de competição, fundamentais para garantir o bom desempenho”, afirma o professor Argentino, diretor do Colégio Arena, escola parceira do Sistema de Ensino Poliedro em Goiânia (GO), onde Vinícius estuda. 
 
“Desde criança Vinicius já falava que seria cientista e demonstrava altas habilidades. Por exemplo, a partir dos três anos quando íamos à praia, ao invés do típico castelo de areia, ele preferia construir um Relógio de Sol ou algo nessa linha. Ele é um jovem com altas habilidades e bastante curioso. Já ganhou inúmeras medalhas em competições e além de ser autodidata, aprende e gosta muito do Colégio e do método de ensino lá adotado”, enfatiza a mãe do jovem, Ivana Alcântara Névoa.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351