A Redação
Goiânia - O principal sino que ornará o Novo Santuário de Trindade está pronto e a previsão é de que chegue ao Brasil em 2019. A peça é feita de bronze, composta de 78% de cobre e 22% de estanho, pesa 55 toneladas e é o maior sino no mundo. O sino mede 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro e foi fabricado na cidade de Cracóvia, na Polônia. Para o presidente da empresa responsável pelo sino, Jacek Winiarczyk, foi uma honra e um desafio participar deste projeto.
“Para nossos funcionários foi um projeto de grande interesse. Nunca participamos, até agora, de um projeto tão fantástico e com essa importância em nível mundial. A colaboração que tivemos com o Brasil e com a oficina que trabalha com bronze foi algo espetacular. E o próprio empreendimento, do ponto de vista técnico, da logística e do próprio trabalho de fundição, foi muito interessante para nós. Não é algo comum e normal, fazer uma peça de 50 toneladas!”, destaca.
No Novo Santuário, o sino ficará no campanário, que é uma torre que abrigará o “Vox Patris”, como é carinhosamente chamado, que quer dizer “Voz do Pai”, além de 70 outros sinos menores.
“A concepção do sino Vox Patris nasceu durante o processo de discernimento sobre quais sinos seriam mais adequados para a igreja do Divino Pai Eterno, em Trindade [GO]. Procuramos sinos que teriam o tamanho necessário e durante a visita que o Pe. Robson fez a Polônia, surgiu, então, a ideia do maior sino de balanço do mundo, o sino Vox Patris. Esse projeto tornou-se um enorme desafio para nós, não apenas tecnológico, mas também enquanto o empreendimento em si. Fizemos diversas simulações e experimentos que nos mostraram que era possível fazer esse trabalho”, afirma Jacek Winiarczyk.
De acordo com o presidente-fundador da Afipe, Pe. Robson de Oliveira, os sinos recordam uma tradição da Igreja desde a era medieval. “Os sinos são milenares. Um dos grandes e um dos primeiros meios de comunicação eram os sinos na idade antiga medieval, pois era uma forma de chamar as pessoas. Eles servem para elevar a nossa alma. Uma cidade que tem uma igreja com sinos é uma cidade onde as pessoas sempre se lembram de Deus”, ressalta.
Detalhes
O sino “Vox Patris” é ornamentado com ilustrações que contam a história da devoção ao Divino Pai Eterno, desde o início até os dias atuais. Além disso, a ornamentação é composta de desenhos que caracterizam espécies da flora e fauna dos biomas brasileiros. Os adornos foram feitos utilizando uma técnica chamada de “cera perdida”, que consiste num modelo de cera revestido com refratário, que é aquecido até a cera derreter para formar um molde. Com o molde pronto, o próximo passo é derramar metal líquido no espaço vazio para modelar as ilustrações.
Outro destaque do conjunto de sinos que irão compor o Novo Santuário é o chamado “Quarteto Ideal”. Um conjunto de quatro sinos, cada um ajustado com uma nota musical ideal para compor o carrilhão com os demais sinos.
Cada peça do “Quarteto Ideal” recebeu o nome de um evangelista: São Marcos, São Mateus, São Lucas e São João. A homenagem lembra como esses homens foram essenciais no anúncio do Evangelho, que levou o amor de Jesus a muitos corações. Agora, os sinos com seus nomes anunciarão as bênçãos do Pai Eterno em Trindade.
Andamento
A nova igreja está sendo construída para ser mais acolhedora e moderna para que os devotos tenham comodidade e segurança ao deixar suas orações a Deus Pai. O local terá área de alimentação, banheiros, fraldários e fácil acesso a idosos e pessoas com algum tipo de deficiência ou limitação consigam transitar com facilidade, além de outras novidades. Atualmente, a obra está em fase de execução das fundações de setores específicos.
“Elas são compostas de blocos de concreto armado e estacas do tipo raiz”, explica o engenheiro Kléssio Gonçalves. De acordo com o profissional, a duração desta etapa será em torno de 15 meses e o objetivo é que, ao final deste período, as estruturas desses setores estejam concluídas e a construção passe para uma nova etapa.