Kamylla Rodrigues
Goiânia - A secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, anunciou nesta quinta-feira (4/10) que a administração municipal vai lançar, na próxima semana, um edital de chamamento para a contratação de uma cooperativa de médicos pediatras. Os profissionais vão atuar na urgência e emergências de 7 Cais, Ciams e Upas, distribuídos em todas as regiões da Capital.
Atualmente, a rede pública municipal possui 173 pediatras, mas apenas 24 deles atendem urgência e emergência no entro de Atendimento Integral à Saúde (Cais) de Campinas e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Itaipu. Essas são as únicas unidades básicas que oferecem a especialidade 24 horas. Os outros profissionais lotados na prefeitura trabalham em ambulatórios, no Hospital das Clínicas e nas maternidades Dona Íris e Nascer Cidadão.
Segundo a secretária, a contratação da cooperativa vai resolver o problema da demora no atendimento no Cais de Campinas e na UPA do Jardim Itaipu, já que o atendimento será ampliado para outras unidades. "Optamos por esse tipo de contratação porque é mais rápido. A cooperativa deve atender a critérios de qualidade, assiduidade e obediência aos protocolos médicos. Uma das exigências é de que tenha dois pediatras por plantão em cada unidade de urgência. Ficará a cargo da cooperativa repor os profissionais, caso algum falte ao trabalho".
Mrué não soube informar o valor necessário para contratar a empresa. Ela disse que a expectativa é de que os profissionais devam estar trabalhando até janeiro de 2019.
Esse contrato é temporário e vai valer até a realização de um concurso público, cujo edital será lançado em dezembro. No certame também serão selecionados profissionais de outras especialidades, segundo a secretária.