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Parceria com poder judiciário

Governo de Goiás emite documentos a adolescentes do socioeducativo

Confira o cronograma do programa | 18.10.18 - 15:19 Governo de Goiás emite documentos a adolescentes do socioeducativo (Foto: Divulgação) A Redação

Goiânia -
 Uma ação articulada entre a Secretaria Cidadã, Poder Judiciário e outras instituições vai garantir a emissão de documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho aos adolescentes que estão nos centros de internação em todo Estado. Atualmente, cerca de 350 adolescentes cumprem medidas socioeducativas nas unidades.
 
A iniciativa terá início na próxima semana pelas unidades do sistema socioeducativo em Goiânia. Na quinta-feira (25) serão emitidas Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade e CPF aos menores lotados no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Goiânia (Setor Vera Cruz) e no dia seguinte (sexta, 26), a ação se repetirá no Centro de Internação Provisória (CIP) da capital (veja o cronograma completo abaixo).
 
Nos próximos dias 7 e 8 de novembro, a ação volta a ser realizada nas duas unidades, respectivamente, exclusivamente para emissão de Carteira de Trabalho. Em novembro (dia 28), a unidade de Formosa também será atendida. O secretário Murilo Mendonça avalia que a iniciativa é o primeiro passo para consolidação de uma política pública que garanta a documentação para esses jovens.
 
“Ter o documento na mão é muito importante para a pessoa. Isso pode mudar a forma do jovem ver o próprio futuro, pensar em voltar aos estudos e trabalhar. Grande parte desses jovens precisa é de apoio e uma oportunidade para mudar de vida e isso é papel de todos nós”, afirmou Murilo que, ao final da reunião, conseguiu fechar um cronograma para as primeiras ações em Goiânia e Formosa.
 
A juíza da Infância e Juventude de Goiânia, Stefane Fiuza Cançado Machado, destaca que a ação reforça a cidadania e a oportunidade de os jovens se ressocializarem. “Sem documento o jovem não consegue ir para o mercado de trabalho, não consegue ir para a escola, não consegue desempenhar a cidadania básica. Com os documentos ele consegue desenvolver a parte social, o primeiro emprego, conciliando com os estudos, cursos profissionalizantes. A partir daí ele vai visualizando novos horizontes, melhora a autoestima e consegue se ressocializar de verdade”.
 
A reunião foi realizada nesta quarta-feira (17) na sede da Secretaria Cidadã com a participação do secretário Murilo Mendonça, representantes do Gecria (Grupo Executivo de Apoio à Criança e ao Adolescente) da Secretaria Cidadã, Juizado da Infância e Juventude de Goiânia, Instituto de Identificação da Polícia Civil, Segov (Secretaria de Governo), Segplan (Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento) e Secretaria Estadual do Trabalho.
 
Cronograma
? 25/10 – Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Goiânia: emissão de Carteira de Identidade e CPF
? 26/10 – Centro de Internação Provisória (CIP) de Goiânia: emissão de Carteira de Identidade e CPF
? 28/11 – Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Formosa: emissão de carteira de identidade e CPF
? 07/11 – Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Goiânia: emissão de Carteira de Trabalho
? 08/11 – Centro de Internação Provisória (CIP) de Goiânia: emissão de Carteira de Trabalho

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