A Redação
Goiânia - O Governo de Goiás, por meio da Secretaria Cidadã e o Conselho Estadual da Mulher (Conem), realiza uma edição especial do programa Ação Cidadã dedicado às mulheres. O evento será neste sábado (24/11) no Colégio Estadual Francisco Maria Dantas, em Goiânia, com atendimento das 8h às 16h. A iniciativa integra a programação da campanha '21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher', que segue até o dia 10 de dezembro.
O Ação Cidadã é o programa itinerante da Secretaria Cidadã que leva serviços promotores de cidadania à população. No total, o programa já realizou 202 edições desde 2015 e registrou mais de 1,6 milhão de atendimentos em todo o estado.
Segundo o secretário Murilo Mendonça, o objetivo desta edição especial é ressaltar a importância da luta pelo respeito à dignidade e fim da violência contra a mulher goiana. “O governador José Eliton determinou que organizássemos uma Ação Cidadã voltada para as mulheres, reafirmando a mulher como cidadã para a sociedade”, frisou o secretário.
Além dos serviços tradicionais do Ação Cidadã, que tem destaque na emissão de documentação civil, esta edição especial contará ainda com extras, como a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, Núcleo da Mulher da Defensoria Pública e donativos da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e serviços de defesa da diversidade sexual, com destaque para emissão da Carteira de Nome Social, voltada a transexuais, entre outros. Para realização da Ação Cidadã, a secretaria conta com parceria de diversos órgãos de governo e entidades privadas.
Os 21 Dias de Ativismo
Os '21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher' é uma campanha global criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o intuito de envolver e mobilizar as populações em torno do tema violência contra as mulheres. Originalmente, a campanha tem duração de 16 dias, encerrando-se em 10 de dezembro, celebrado como Dia Internacional dos Direitos Humanos, mas no Brasil ganhou mais cinco dias para contemplar a luta das mulheres negras.
Assim, a campanha chama atenção também para a dura realidade da mulher negra, daí as atividades práticas da campanha iniciarem 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. “Isso é o justo reconhecimento da opressão e discriminação contra a população negra, em especial as mulheres negras brasileiras, que têm suas vidas marcadas pela opressão de gênero, raça e classe social”, comenta a presidente do Conem, Ana Rita Marcelo de Castro.
Serviço
Programa Ação Cidadã Especial Mulher
Data: Sábado, 24 de novembro
Horário: das 8h às 16h
Local: Colégio Estadual Francisco Maria Dantas
Endereço: Alameda Córrego Fundo, s/n - Mansões Paraíso