A Redação
Goiânia - O Encontro Estadual Intersetorial do Cadastro Único e Bolsa Família será realizado nesta terça (27/11) e quarta-feira (28/11), às 9 horas, no Oliveira’s Place em Goiânia. Com mais de 600 inscrições confirmadas, o evento é organizado pelo Governo de Goiás, por meio das secretarias Cidadã, de Educação e Saúde e o Conselho Estadual de Assistência Social.
Participam técnicos, coordenadores e entrevistadores do Cadastro Único e do Bolsa Família das três secretarias em todos os municípios, técnicos dos Centros de Assistência Social (Cras e Creas) e conselheiros municipais e estaduais de assistência social.
Atualmente em Goiás, 307.276 famílias recebem o benefício e, em contrapartida, precisam cumprir as condicionalidades, como frequência escolar das crianças, cumprimento do calendário de vacinação e realização de pré-natal para as gestantes. O valor médio recebido pelas famílias no mês de agosto foi de R$ 157.
O secretário da Secretaria Cidadã, Murilo Mendonça fala da importância do encontro no aprimoramento dos atores envolvidos no programa, que ajuda milhares de famílias goianas. “Sem as parcerias o Bolsa Família não se mantém. Prefeituras, Estado e Governo Federal fazem um esforço para viabilizar a boa execução do programa que ajuda muitas pessoas. É preciso capacitar e aprimorar sempre os atores envolvidos”, afirma.
A Coordenadora do Programa Bolsa Família em Goiás, Denise Barra, destaca o esforço dos parceiros na realização do encontro. “Esse ano conseguimos fazer um evento maior, com participação de muitos municípios e com temáticas ricas e intersetoriais, vamos tratar de questões que envolvem a assistência social, a educação e a saúde, todas envolvidas no bom desempenho do programa Bolsa Família no estado. A intersetorialidade se faz na prática, inclusive na organização do evento”, explica.
Entre os temas do evento serão discutidos a intersetorialidade nos programas sociais, os desafios do trabalho em rede, segurança alimentar e nutricional, indicadores de vulnerabilidade de crianças e adolescentes, acompanhamento de famílias em descumprimento das condicionalidades e averiguação, revisão e inclusão de beneficiários no programa.
Entre os convidados estão representantes do Conselho Nacional de Assistência Social - Becchara Rodrigues de Miranda, Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (MDS), Tiago Falcão (secretário) e Liomar Leite de Morais (coordenador geral do cadastro único) e Ministério da Educação, Simone Medeiros, Caixa Econômica Federal e INSS.
Serviço
Encontro Estadual Intersetorial do Cadastro Único e Bolsa Família
Data: 27 e 28 de novembro
Local: Oliveira’s Place, T-36, setor Bueno
Horário: 9 horas