Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Dia 8 de dezembro

Goiânia recebe o designer gráfico Hans Donner

Ele será palestrante do RiseUp Experience | 06.12.18 - 20:10 Goiânia recebe o designer gráfico Hans Donner (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
Criatividade e desafio são palavras que podem muito bem resumir e traduzir a vida de Hans Donner, 70 anos. Confirmado como um dos palestrantes do RiseUp Experience, que será realizado no dia 8 de dezembro, em Goiânia, Hans Donner, que tem a criatividade como sua principal ferramenta. O mais recente desafio assumido por ele é “estabelecer uma concepção visual da passagem do tempo, através do que vem sendo conhecido como o primeiro Design do Tempo”.

Sendo responsável, por décadas, pela identidade visual da Rede Globo, suas criações gráficas e vinhetas televisivas, não só promoveram uma revolução de qualidade na TV brasileira, mas estabeleceu novos parâmetros visuais da TV mundial. Uma de suas principais inovações ao longo de quase 50 anos de carreira, foi a inauguração, nos anos 1980, da era tridimensional na tela da TV, conceito este que foi copiado por emissoras nos quatro continentes.

“Além do meu trabalho de design gráfico, eu tenho trazido isso como uma missão de vida, que é fazer o ‘desenho do tempo’ ou design dos marcadores de tempo e com isso melhorar a vida das pessoas, por meio de um visual do tempo, levando beleza, fluidez e design”, afirma Donner ao destacar que no mundo ninguém nunca pensou em desenhar a passagem do tempo. “O único design do tempo foi Deus quem fez. E como ele fez isso? Por meio de uma das coisas mais bonitas que Ele criou: o Sol. Quando o tempo é de descanso ele apaga a luz e manda o sol para o outro lado do planeta. Quando é hora do dever e do trabalho ele ilumina sua vida”, descreve o designer. 
 
Mais do que criar um design para o tempo, ele lembra o propósito maior do projeto, que é mudar a forma de se ver o tempo nos dias de hoje. Esse será justamente a mensagem que Hans Donner levará aos participantes do Rise Up! Goiânia. Para ele, a máxima “time is money” (tempo é dinheiro) deve ser alterada para “time is life” (tempo é vida). “A vida flui, ela não pula, não faz tic-tac”, diz Donner ao se referir a  inquietante e opressiva visão de tempo que as pessoas têm hoje.
 
Hans afirma que sua inspiração para se fazer um desenho da passagem do tempo surgiu há cerca de 30 anos, mas na época não havia ainda tecnologia disponível para se realizar o projeto. Somente há dois ou três anos é que a iniciativa começou a sair do papel e deu origem ao Time Dimension ou ele também chama de  “Nasce Um Novo Visual do Tempo”. “Em 1986 eu ganhei a missão de levar beleza, fluidez e design para o tempo. E dessa ideia, nasceu o maior projeto de mídia indoor do Brasil, que foi lançado em abril de 2017 durante as comemorações do aniversário de 57 anos de Brasília”, revela o designer. 
 
O projeto consiste basicamente na instalação de dez modernos painéis em LED que trazem imagens de personalidades, fatos e lugares históricos do Brasil, ou mesmo referências a datas importantes, juntamente com uma logo em movimento, que retrata o transcorrer do tempo, de forma livre, sem o uso de ponteiros, usando cores e os tons da luz para demonstrar a passagem das horas, minutos e segundos. Além de Brasília, São Paulo também já recebeu os painéis.  Também faz parte do projeto um device, que além de marcar a passagem de horas, minutos e segundos, busca trazer inspiração para o seu tempo. 
 
O evento
Sobre sua participação no RiseUP!, evento de empreendedorismo idealizado pelo psicólogo e mestre em criatividade, empreendedorismo e inovação, pela Oxford Brookes University, Marcelo Crivella Filho, Donner brinca e diz que praticamente se auto-convidou ao conhecer a proposta. 
 
“Vi a primeira edição e achei um trabalho muito sério! O Marcelinho [Marcelo Crivella Filho] é muito sério. Ele é um comunicador muito talentoso e realmente injeta, com esse evento, muito ânimo nas pessoas. Eu já estava procurando um espaço ou oportunidade para levar essa minha mensagem sobre a beleza do tempo e da vida para as pessoas, fiquei encantado”, conta.
 
Aventura
Atualmente, Hans Donner, além de se dedicar ao seu projeto de Time Dimension, segue com sua parceria junto a Rede Globo, e com a ajuda de uma equipe independente, presta consultoria e está sempre antenado a novidades para o design gráfico. Durante o RiseUP! Goiânia, ele promete contar um pouco de sua vitoriosa trajetória profissional, que no Brasil começou no ano de 1974, Donner mesmo sem falar uma palavra em português decidiu vir para o Brasil. Ele conta que a vontade de conhecer o país surgiu a após ele ler uma reportagem sobre o trabalho publicitário realizado por aqui. O então jovem designer formado pela Hohere Graphische Bundeslehr-und-Versuchsanstalt, em Viena, uma das escolas de design mais famosas da Europa, havia se encantado com a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela publicidade brasileira.
 
“Foi uma grande aventura” comenta Hans Donner sobre sua chegada ao Brasil. Ele conta que, com a dificuldade de não dominar o português na época e sem conhecer praticamente ninguém, tentou por 20 dias procurar emprego no Rio de Janeiro. “Eu mostrava meus trabalhos para as pessoas e todos elogiavam muito, mas ninguém me dava emprego. No último dia, num elevador, encontrei uma das poucas pessoas com quem tive contato e que falavam inglês. Na troca de conversa ele acabou me dando uma mensagem de incentivo e que me motivou a procurar um conhecido que eu tinha no Brasil, ninguém mais, ninguém menos, do que o jornalista e fotógrafo norte-americano David Drew Zingg, que vivia no Brasil há algum tempo. Foi ele quem me apresentou a  Walter Clark, então diretor-geral da TV Globo e o homem responsável pela revolução de qualidade na TV Brasileira, com quem tive o prazer de trabalhar e ajudar a fazer uma das melhores TVs do mundo". 
 
Contando com liberdade artística e financeira, como ele próprio diz, Hans Donner responde por projetos gráficos de vinhetas que marcaram para sempre a história da TV Brasileira. Como por exemplo a abertura do programa Fantástico de 1983, em que pirâmides e outras formas geométricas eram cortadas  e bailarinos interagiam com esse cenário em movimento; ou irreverente e polêmica, para a época, vinheta do programa humorístico Planeta dos Homens (de 1976), em que uma mulher saia de uma casca de banana.

Entre as novelas o próprio Donner destaca as aberturas de Tieta, em 1989, em que a computação gráfica trazia uma árvore que se transformava numa mulher; ou a emblemática abertura de Deus nos Acuda, de 1992, exibida na época do impeachment do então presidente Fernando Collor. “Era uma abertura que retratava justamente o mar de lama que vivia nossa política e o quanto o nosso país estava sendo destruído com escândalos de corrupção por quem deveria cuidar. Foi uma vinheta que repercutiu internacionalmente”, lembra Hans Donner.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351