Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Divino Lemes promove reforma administrativa e garante economia de 20%

Prefeito de Senador Canedo vai priorizar obras | 24.01.19 - 18:36 Divino Lemes promove reforma administrativa e garante economia de 20% (Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)

Gabriela Louredo e João Unes

Goiânia
- O corte de gastos públicos é questão de prioridade para o prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes, que está em seu quarto mandato. No final de 2018, ele colocou em prática uma reforma administrativa que levou à exoneração de comissionados e à fusão de secretarias, com a finalidade de atingir economia de 20%. A ideia é investir os recursos em obras de infraestrutura.
 
"Estamos reduzindo muito o número de cargos comissionados e também tentando dar melhores condições para os efetivos. Nós mexemos, no mínimo, 20% dos comissionados e fizemos a fusão de pastas. O que era uma secretaria que tinha uma estrutura toda montada vira uma diretoria, uma secretaria que vai funcionar do mesmo jeito, mas com menos gente", disse. 
 
Em entrevista exclusiva ao jornal A Redação, nesta quinta-feira (24/1), o prefeito disse que o município enfrenta dificuldades financeiras. Havia uma expectativa do repasse de cerca de R$ 11 milhões, por meio do Programa Goiás na Frente, para a execução de um conjunto de 28 obras em diversas áreas como saúde, educação e segurança pública. O convênio não avançou, segundo ele, em decorrência da burocracia. 
 
"Acredito que neste programa eu fui penalizado. Aprovar 28 projetos demorou demais. Eu não recebi praticamente nada. Se fosse só um projeto, teria um repasse maior, mas paciência. É assim mesmo", reconhece. Mesmo sem ainda ter se reunido com o governador Ronaldo Caiado para discutir o assunto, Divino Lemes afirma que, caso não surja contrapartida, pretende assumir as obras em sua totalidade, como a construção de escolas e a ampliação do sistema de esgotamento sanitário.

Saúde
Ele também aguarda o repasse de aproximadamente R$2 milhões do Estado para a área da saúde, cujo atraso chega a 15 meses. "Na pactuação do sistema SUS, o Estado entra na emergência com um percentual. Se não me falha a memória, 10%, e já está desde novembro de 2017 sem pagar. Essas parcelas são muito importantes porque isso vai na emergência do sistema ali na UPA. O sistema é tripartite, mas está ficando uma boa parte para o município", revela.
 

(Foto: Letícia Coqueiro/A Redação)
 
Atração de novas empresas
Localizada a 18 quilômetros de Goiânia, a cidade de Senador Canedo sedia o maior polo petroquímico da Região Centro-Oeste e está entre as cinco maiores economias do Estado de Goiás. A intenção de Divino, entretanto, é apostar na  diversificação do perfil econômico, atraindo empresas de outros setores, sobretudo do segmento tecnológico.

"Recentemente, adquirimos uma área urbana de 14 alqueires para a instalação de empresas e estamos trabalhando para retirar Senador Canedo dessa única cesta que seria o petróleo, até porque a gente sonha que essa matriz energética vai ser substituída aqui no Brasil por uma mais limpa", analisa. Alegando estratégia para evitar concorrência com outros municípios, ele preferiu não citar os nomes dos grupos que manifestaram interesse de se instalar na região.  
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 25.01.2019 12:48 Joana

    Mentiroso! Pior gestão dos últimos anos, desvio de dinheiro, improbidade administrativa, bloqueio de recursos materiais e financeiros. Falta de compromisso e respeito diante os servidores efetivos, transformando o município em picadeiro cheio de palhaços comissionados, além de tais secretários. Precisamos de uma intervenção federal e estadual, uma vez que o MP local não compete de suas obrigações.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351