Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

28 de janeiro

PRF realiza ação contra o trabalho escravo em Goiânia

Ato conta com apoio do MPT e outras entidades | 28.01.19 - 08:46
 
A Redação
 
Goiânia - A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras entidades, realizam nesta segunda-feira (28/1) uma ação contra o trabalho escravo. A campanha contra o crime será realizada na Delegacia da PRF de Goiânia, no Jardim Guanabara II.
 
A ação faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado neste 28 de janeiro. Segundo dados do Observatório Digital do Trabalho Escravo, de 2003 a 2018 foram resgatados 44.229 trabalhadores em situação de escravidão no Brasil. Goiás ocupa a 3ª posição desse ranking, com 3.747 pessoas resgatadas no mesmo período, o que corresponde a 8,5% dos casos brasileiros.
 
Em 17 de janeiro de 2019 foi divulgada a atual "Lista Suja do Trabalho Escravo". Nela, constam o nome de 202 empresas que foram autuadas por trabalho escravo no país. Todas elas recorreram em instâncias administrativas, mas perderam os recursos. Em Goiás, dez empresas constam da lista. 
 
Para prevenir esse crime, policiais rodoviários federais, procuradores do trabalho, auditores do trabalho, membros de comitês públicos e ONGs que lidam com a questão estarão reunidos no Posto da PRF do Parque Ecológico distribuindo materiais educativos. Também serão realizadas mini-palestras em ônibus e com ocupantes de veículos que passam pelo local, explicando as características do trabalho escravo e as formas de denunciar.
 
O posto da PRF foi escolhido devido ao fato de que durante o transporte podem ser detectados fortes indícios de trabalho escravo, como jornada de trabalho exaustiva, condições degradantes e trabalhos forçados, que pode ensejar o crime do art. 149 do Código Penal, ou ainda, o crime de aliciar trabalhadores, levando-os de maneira irregular de um local para outro do território nacional, previsto no art. 207 no Código Penal Brasileiro.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351