A Redação
Goiânia - A força-tarefa para a fiscalização das barragens em Goiás esteve nesta quarta-feira (30/1) na cidade de Crixás em trabalho de campo na Mineração Serra Grande. No mesmo dia, uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente visitou prédios do Estado para a instalação de uma sala de situação, onde será montada uma estrutura física e de tecnologia para dar suporte às ações da força-tarefa.
A secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, foi a Crixás acompanhada do comandante de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, Coronel Heber Lima, do titular da Defesa Civil, Coronel Afonseca, e do Gerente de Licenciamento ambiental, Marcelo Vicentini.
A equipe da Serra Grande explicou o funcionamento do local para os gestores goianos e apresentou as medidas de segurança adotadas pela mineradora. Depois, o grupo visitou a barragem, onde estão depositados os rejeitos.
Segundo a secretária, os responsáveis pelo local informaram que o rejeito não contém substâncias químicas perigosas ou capazes de causar danos à saude. Quanto aos aspectos de segurança da barragem, as análises e fiscalizações serão aprofundadas na próxima fase da força-tarefa.
"O objetivo dessa visita é mostrar que o Governo de Goiás está empenhado em buscar soluções e mostrar que há segurança para população e para o meio ambiente de Goiás", afirmou Andréa Vulcanis. A titular do Meio Ambiente explicou que o dia de campo foi importante para "dar respaldo técnico para a norma que está sendo construída no plano de ação", anunciado pela pasta na última terça (29/1).