A Redação
Goiânia - Atualmente existem cerca de 450 pessoas vivendo nas ruas de Goiânia, em diversas partes da cidade. A permanência dessas pessoas nas ruas preocupa a atual administração municipal. Por isso, A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), intensificou os trabalhos de abordagens a moradores de rua, com o objetivo de oferecer acolhimento, atendimentos e encaminhamentos para um abrigo municipal.
O serviço busca conscientizar a pessoa que se encontra em situação de vulnerabilidade social sobre a necessidade de receber ajuda e mediar o processo de saída da rua para uma condição mais digna, proporcionando a ela o atendimento em rede, com o encaminhamento ao Caps, unidades terapêuticas e sociais, estabelecendo a aproximação de modo a criar um vínculo de confiança, para que seja possível construir um processo em que a pessoa queira mudar sua história de vida.
Ao se obter êxito na abordagem, é realizado o encaminhamento, das crianças e adolescentes ao Complexo 24 Horas, os adultos solteiros para Casa de Acolhida Cidadã – CAC I e famílias para a Casa de Acolhida Cidadã – CAC II, para que os respectivos equipamentos sociais possam buscar meios para inserí-los nos programas, projetos e serviços socioassistenciais que garantam o acesso a seus direitos, enquanto cidadãos.
A equipe da Semas realiza abordagens a pessoas em situação de rua 24 horas nas ruas de Goiânia. A população pode solicitar uma equipe para atender pessoas nessa condição, ligando pelos números (62) 98414 8997 ou (62) 3524 7389/7389.