A Redação
Goiânia - O Centro de Gemologia, ligado ao Itego Onofre Quinan, de Anápolis, inicia no dia 7 de março os cursos de Joalheria e de Lapidação de Gemas. A ação é destinada a profissionais e leigos na arte de confeccionar joias, seja com metais nobres ou não preciosos (comuns), e também pedras preciosas, semipreciosas ou não. As inscrições vão até o dia 28, quinta-feira.
Os interessados podem se dirigir ao Centro de Gemologia da Goiás, localizado no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), Via Principal, Quadra 2, Módulos 13 e 14, ou buscar informações pelo telefone (62) 3316-1112. Para a inscrição são exigidas cópias do RG e CPF, além de comprovante de endereço, de escolaridade fundamental e uma foto 3x4.
A arte da confecção de joias, em que se inserem a lapidação e a joalheria, tem pré-requisitos delicados, como a sensibilidade e o feeling para promover a transformação de matérias brutas da natureza em joias. Ela tem oportunizado a profissionalização de homens e mulheres de idades variadas, estejam ou não já profissionalmente no mercado.
As cidades de Pirenópolis, Anápolis, Goiânia e Cristalina são as campeãs em número de candidatos aos cursos do Centro de Gemologia da Sedi. Neste ano, segundo constatação nos registros de inscrições, cresceu a procura pelos candidatos oriundos da cidade de Abadiânia, em decorrência da crise econômica por que passa o município.
O Centro de Gemologia disponibiliza os laboratórios e os equipamentos para o desenvolvimento das práticas em sala de aula, ficando por conta do aluno as matérias primas necessárias ao aprendizado, como metais e pedras. O Estado participa ainda com a mão de obra qualificada de instrutores, que acompanham o aluno do primeiro dia até a conclusão do curso, que tem 320 horas/aula de duração.
Os cursos são oferecidos gratuitamente, com Certificado de Conclusão auferido pelo Governo de Goiás e fazem parte das ações complementares da Superintendência de Mineração da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação de Goiás (Sedi). O Centro de Gemologia vai oferecer neste primeiro semestre 20 vagas no período matutino, das 07h30 às 11h30, sendo 10 para o curso de Lapidação de Gemas e 10 para Joalheria.