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Abastecimento

Sindilojas de Catalão reclama de prejuízos provocados por falta de energia

Serviços da Enel estariam apresentado falhas | 28.02.19 - 14:48 Sindilojas de Catalão reclama de prejuízos provocados por falta de energia Diretor de Relações Fiscais e Tributárias do Sindicato do Comércio Varejista de Catalão (Sindilojas Catalão), Geraldo Vieira Rocha Júnior (Foto: Silvio Simões)

A Redação
Atualizado às 17h40

Goiânia - 
Catalão, uma das mais produtivas e pujantes cidades do Estado, tem enfrentado problemas provocados pela falha na prestação de serviços pela Enel. Segundo  Geraldo Vieira Rocha Júnior, diretor de Relações Fiscais e Tributárias do Sindicato do Comércio Varejista de Catalão (Sindilojas Catalão) e membro da diretoria da Fecomércio-GO, os prejuízos crescem a cada dia. 
 
“Nosso gargalo, hoje, é a energia. Quem precisa da energia para manter o seu negócio está sofrendo muito. Várias ações estão sendo empatadas por causa dessa administração da Enel”, afirma. “A Enel fez a gente sentir saudade da Celg. Porque a Celg tinha os seus defeitos, mas você podia falar com pessoas. Hoje, os canais de comunicação são horríveis: você fala só com máquinas, ou por email, por canais digitais. Não tem ninguém responsável pela empresa na nossa região”, relata Geraldo, que é empresário do setor imobiliário e pecuarista. 
 
Ainda de acordo com Geraldo, a Enel "não está atendendo a demanda de ligações solicitadas pelas empresas e indústrias". “Aí restam duas opções: ou você faz o investimento, tira do bolso, e depois vê como vai receber isso depois, ou aguarda muito tempo para ver o serviço executado”, lamenta o diretor.  
 
Geraldo relata que há também uma dificuldade muito grande de liberação de carga para pivôs de irrigação e outros equipamentos. “Alguns produtores estão querendo fazer investimentos pesados em silos, secagem de feijão, de soja, e tem dificuldade porque isso também precisa de liberação de carga”, exemplifica. “Produtores estão abandonando a produção de leite  porque não têm como estocar o produto”, também aponta, citando que o problema é mais grave para os pequenos produtores, que tem amargado constantes perdas de produto.
 
Geraldo conta que, em sua propriedade rural, chegou a ficar oito dias sem energia. “É um desrespeito da empresa, um descaso”, disse. “O retorno para o cidadão não chega, mas os preços das tarifas estão sendo reajustados”, aponta.
 
Para  Geraldo Vieira, o presidente do sistema Federação do Comércio/Sesc/Senac-GO, Marcelo Baiocchi, tem acertado ao elevar o tom de críticas contra a má prestação de serviços pela distribuidora de energia. “Estamos satisfeitos com a postura dele. A gente passou a ter uma voz”, assinalou.

Resposta
Em nota, a Enel informou que tem compromisso com os consumidores de Goiás e tem trabalhado para a melhora constante da qualidade do fornecimento de energia no Estado. A empresa esclareceu que os índices de qualidade da distribuidora, fiscalizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), já apresentam melhorias, tendo a duração média das interrupções do fornecimento de energia (DEC) reduzido em cerca de 6 horas em dezembro de 2018, em relação a dezembro de 2017 - a melhor duração desde dezembro de 2011. 

"Com relação à frequência média de interrupções (FEC), o número alcançado em 2018 é o melhor da história da companhia. A empresa informa, ainda, que desde que assumiu o controle da distribuidora de energia de Goiás, em fevereiro de 2017, tem investido cerca de R$ 800 milhões ao ano, volume de recursos que representa bem mais que o dobro dos R$ 300 milhões anuais que a antiga CELG D investiu em 2015 e 2016, antes da privatização. A empresa reforça que as obras de melhoria que estão sendo implementadas contribuirão com a melhora da qualidade do serviço em médio e longo prazos", completa o texto. 

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