Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

'Longe das ruas, perto dos sonhos'

MPT-GO desenvolve projetos de inclusão de minorias no mercado de trabalho

Moradores de rua estão entre grupos atendidos | 25.06.19 - 18:19 MPT-GO desenvolve projetos de inclusão de minorias no mercado de trabalho Alunos do projeto 'Longe das ruas, perto dos sonhos' (Foto: Reprodução instagram/MPT)

Roberta Rodrigues

Goiânia -
Uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás promove a inclusão de pessoas em vulnerabilidade social no mercado de trabalho em Goiânia. Os projetos desenvolvidos com foco na empregabilidade atingem vários grupos sociais como: moradores de rua, mulheres negras, detentas e em medida protetiva pela Lei Maria da Penha, além de trans e travestis.

"O projeto de empregabilidade visa proporcionar uma capacitação técnica e encaminhamento para o mercado formal de trabalho", ressaltou o procurador-chefe do MPT em Goiás, Tiago Ranieri. Ainda de acordo com o procurador, o projeto é dividido em três etapas. A primeira delas é um curso de poesia, a segunda é o acolhimento e a terceira a capacitação técnica que é oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

"A poesia consiste em desconstruir a comunicação violenta desses grupos, capacitá-los para as entrevistas de trabalho, assim como, dar voz ao cidadão para se posicionar dentro da sociedade. A parte de acolhimento visa aparar as arestas de necessidades básicas dos alunos. Nessa parte são oferecidos atendimentos com diversos profissionais e serviços de saúde e odontológico, além de documentação e mudança de nomes, no caso dos trans", explicou Tiago Ranieri.

Dependendo do grupo, o MPT trabalha em parceria com instituições que trabalham especificamente com a população atendida por cada projeto. Vários órgãos, empresas e voluntários trabalham para que a iniciativa funcione. Entre elas estão: o Credeq, Sebrae, Senai, Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Defensória Pública do Estado, além de profissionais de várias áreas que trabalham voluntariamente em prol da iniciativa do MPT. Entre os voluntários da projeto está a renomada chefe de cozinha Paola Florencia Carosella, que é jurada do MasterChef transmitido pela Band.

O MPT-GO proporciona aos alunos uma bolsa durante o curso, que é realizado pela manhã ou à tarde. Após o término da capacitação, os alunos são encaminhados para empresas parceiras da ação, que também recebem orientação e treinamento para evitar discriminação e constrangimento aos novos funcionários.

"O projeto é todo custeado por valores arrecadados de empresas que não cumpriram a legislação trabalhista", ressaltou o procurador-chefe do MPT.

População de rua
Atualmente, um dos projetos que estão em andamento é o 'Longe das Ruas, Perto dos Sonhos', que promove capacitação profissional para as pessoas em situação de rua com cursos de assistente de cozinha ou de construção civil (pedreiro/pintor).

O grupo de 22 alunos que fizeram o curso de assistente de cozinha vão se formar na próxima quarta-feira (3/7), na sede do MPT, às 10h30.
 
Alunos do curso de assistente de cozinha (Foto: Divulgação)
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351