A Redação
Goiânia - A prefeitura de Goiânia deu início, nesta segunda-feira (15/7), às obras de continuação da avenida Leste-Oeste, no trecho compreendido entre a rua 74, no Centro, até a avenida das Cerâmicas, na GO-403, divisa com o município de Senador Canedo. A execução do bueiro no córrego Palmito, entre a BR-153 e a avenida Manchester, na Vila Moraes, é a primeira providência.
A ordem de serviços para início dos trabalhos foi assinada pelo secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Dolzonan da Cunha Mattos. De acordo com o secretário, as atividades devem acontecer em ritmo normal e dentro do cronograma estabelecido pela prefeitura de Goiânia.
Vencedora da concorrência pública, a construtora Sobrado Construção Ltda será a responsável pela execução desse novo trecho de 8,1 km de extensão e também da construção da ponte sobre o córrego Botafogo, próximo ao parque agropecuário, e do viaduto da BR-153. As obras serão realizadas simultaneamente.
O trajeto da Leste-Oeste seguirá o leito da antiga estrada de ferro, saindo do seu tramo oeste na interseção com a rua 74, no Centro da capital, passando entre a estação ferroviária e entre a obra de revitalização da praça do Trabalhador e a rua 67-A, até encontrar a avenida das Cerâmicas, na divisa com o município da Senador Canedo.
Com orçamento de R$ 68 milhões, incluindo as duas obras de arte e a revitalização da praça do Trabalhador, a nova etapa da Leste-Oeste vai desafogar o trânsito em uma das regiões mais movimentadas de Goiânia. O custo será dividido entre a prefeitura de Goiânia e o estado de Goiás, que deve arcar com R$ 35 milhões desse valor por força de convênio firmado com o município. A via deve ser entregue até o final de 2020.