A Redação
Goiânia - Uma nova avenida vai interligar as cidades de Trindade, Goiânia e Goianira. A obra é resultado de parceria da prefeitura de Trindade com a iniciativa privada após regulamentação do Plano Urbanístico Básico, que já prevê todo o sistema viário a ser desenvolvido nos próximos 50 anos no município.
Regulamentado em 2018, após três anos de debates e audiências públicas, o Plano tem como meta, de acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária, Marden Gabriel Alves de Aguiar Júnior, criar condições de mobilidade para receber fluxo previsto em razão do crescimento da cidade.
Ao todo, a nova avenida terá 7,6 quilômetros de extensão. Trabalhos já foram iniciados. Segundo a perfeitura da capital da fé em Goiás, a pista deve começar no km 7 da GO-070, em Goiânia (saída para Goianira). Depois, seguirá sentido Trindade, no rumo Oeste até encontrar a GO-469, próximo ao Centro do município.
Com mão dupla, o primeiro trecho da avenida (ainda sem nome) terá 30 metros de largura que serão divididos em duas pistas de rolamento, mais o canteiro central (com quatro metros de largura) e duas calçadas (com quatro metros de largura cada). As obras do trecho da avenida ficarão prontas em 60 dias.
O secretário Marden Júnior explica que a iniciativa visa criar uma ligação mais curta para o deslocamento da população que fica localizada na região Noroeste de Goiânia e Goianira, municípios limítrofes.
A região abriga, de acordo com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese) de Goiânia, 80 bairros. Neles, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), residem 350 mil pessoas.
Plano Urbanístico Básico
Uma das regiões que já começa a ter um cenário alterado por consequência do Plano Urbanístico Básico de Trindade é do Trindade 2, parte leste da cidade, próxima à divisa com a capital, onde vivem cerca de 50 mil moradores e 47 setores. A região se desenvolveu por estar mais próxima à divisa da capital, mas ficou separada da parte histórica do município. No meio, um hiato de quase cinco milhões de metros quadrados separa a população, cujo acesso só se dá por meio da GO-060 (a Rodovia dos Romeiros) ou pela GO-070 e GO 469.
A região irá receber uma avenida que será uma alternativa de deslocamento entre as duas zonas urbanas sem passar por rodovias. De acordo com estimativas da Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra), na saída para Inhumas (GO 070) trafegam uma média de 600 mil veículos/mês. Já na saída para Trindade (GO 060), a média é de 420 mil veículos/mês, realidade que se multiplica em larga escala na época da Festa do Divino Pai Eterno.
A expectativa é que ela também se torne também um eixo de deslocamento da população da Noroeste de Goiânia e Goianira que fazem divisa com a região. Só na região noroeste, que abriga 80 bairros, a obra deve beneficiar uma população que passa de 350 mil pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).