A Redação
Goiânia - A Fundação Espírita Nova Vida (Fenova) de Catalão encerrou, na última quinta-feira (15/8), a primeira oficina de manutenção e construção de violões. A oficina de Luthieria Nova Vida atendeu 16 jovens que trabalharam na construção de seu instrumento musical, o violão Fenova, sob o olhar e orientação do luthier e coordenador operacional e artístico, Pedro Paulo Corrêa de Oliveira.
O luthier é um profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de cordas, com caixa de ressonância. Isto inclui o violão, violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, violas da gamba e todo tipo de guitarras, alaúdes e bandolins.
O objetivo do projeto é melhorar a vida financeira de cada aluno, que terá uma profissão diferenciada, além de, a curto prazo, ser capaz de prover manutenção e construção de um instrumento musical que faz parte de seu cotidiano.
Uma vez por semana em contraturno escolar, o passo-a passo da construção artesanal dos violões reuniu os jovens num galpão planejado para receber as oficinas que, após um ano, revelou os primeiros instrumentos construídos por catalanos e catalanas da Fenova. De madeiras selecionadas e com um toque de carinho de cada um dos alunos, os violões têm um som especial, o da gratidão. São instrumentos estilo clássico, com seis cordas de nylon.
A cerimômia de encerramento e entrega dos instrumentos aos alunos, além do certificado de conclusão do curso, foi realizada no galpão onde está instalada a Luthieria Nova Vida. Familiares, comunidade, autoridades locais e parceiros sociais estiveram presentes. O Projeto Luthieria terá continuidade ainda sem data prevista.
Fenova
A fundação está inserida em Catalão há 31 anos fomentando ações aglutinadoras às crianças e adolescentes, por meio de seus projetos de resgate à cidadania e convivência social oferecidos.
São cerca de 200 crianças que passam pela instituição anualmente com participação nos projetos de cultura, lazer e educação. O mais antigo deles é o Projeto de Cordas Dedilhadas e Coral Nova Vida, incentivado via Lei Rouanet e que há 17 anos ministra aulas de música para instrumentos de cordas e aprimora vozes no Coral Nova Vida.
A Fenova conta com cerca 3 mil ex-alunos que, de alguma forma, passaram pela fundação e foram atendidos por um ou mais projetos, somando hoje à sociedade como cidadãos que fazem a diferença.