A Redação
Goiânia - A Biblioteca Central da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) passará a abrigar a Coleção Goiás, composta por obras de escritores regionais que já constam no catálogo institucional e, também, por livros de autores goianos que serão doados pelas academias parceiras. A iniciativa, que tem objetivo de preservar a memória do Estado, foi concretizada a partir de um acordo de cooperação entre a universidade, a Academia Goiana de Letras, a Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e a União Brasileira de Escritores (Ubes).
A solenidade que marcou a assinatura do convênio ocorreu na manhã quarta-feira (11/9), na Sala de Reuniões da Reitoria, e foi presidida pelo reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado.
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da PUC Goiás (Sibi), a professora Annunziata Spenciére informou que a ideia surgiu durante uma revisão geral do acervo da universidade, ocasião em que foi constatada uma grande quantidade de livros escritos por autores goianos no Sibi: foram computados 3.318 títulos que se estendem por 10.619 exemplares.
Por meio do convênio, todo esse acervo se transformará numa coleção separada na biblioteca, de forma a facilitar a busca, e também, a divulgação e salvaguarda da literatura local. Como a PUC Goiás está ligada a uma rede de 598 bibliotecas, a maioria universitárias, outra meta do projeto é que essa coleção seja um centro de referência nacional, com a curadoria das academias que vão indicar e selecionar as obras a serem doadas à biblioteca.
Outro meio de divulgação das obras será por meio da pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), lembrando que a universidade oferece Mestrado em Letras e possui grupo de pesquisa que investiga e estuda a literatura goiana.
Assinaram o convênio com a universidade, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Geraldo Coelho Vaz; a presidente da Academia Goiana de Letras, Lêda Selma de Alencar; a presidente da Academia Feminina de letras, Maria Elizabeth Fleury Teixeira e o vice-presidente da União Brasileira de Escritores, Arthur Rios. (Com PUC Goiás)