A Redação
Goiânia - O Mutirão da Prefeitura no Parque Atheneu, o 27º da atual gestão, mobilizou diversas instituições neste fim de semana. Além do Governo de Goiás, parceiro fixo na realização das frentes ampliadas, representantes do Exército, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Câmara Municipal e Universidade Federal de Goiás (UFG) marcaram presença.
“O modelo criado pelo prefeito Iris Rezende me serviu de inspiração e hoje estou levando vários serviços a Cavalcante, no Nordeste do Estado. Construindo parcerias e trabalhando de mãos dadas, vamos melhorar a cada dia o atendimento ao cidadão goiano”, destacou o governador.
Já o reitor da UFG, Edward Madureira, destaca que a atual gestão abriu várias oportunidades de parcerias. “O mutirão nos ajuda a aglutinar ações que já realizamos no dia a dia. Temos hoje convênios com a Saúde, SEPLANH, Semas, Direitos Humanos e toda a prefeitura”, destaca o gestor.
Durante dois dias, a população dos 22 bairros atendidos tiveram acesso a mais de 160 serviços públicos oferecidos pela Prefeitura de Goiânia e Governo de Goiás. Desde que foi lançado, em junho de 2017, essa é a segunda vez que o Mutirão acontece na região. Já são mais de 1,3 milhão de atendimentos prestados à população de todas as regiões administrativas de Goiânia.
O prefeito Iris Rezende cita um “poder público consciente da importância da ação em toda a cidade” se referindo a forma democrática de escolha das regiões que recebem a força tarefa. Sobre as visitações, Iris disse que percorre as ruas para conferir “se realmente foi feito, se ainda ficará alguma coisa para ser concluído na próxima semana, quer dizer, é uma inspeção do prefeito com toda a equipe, com todas as áreas da administração”, conclui.
O vereador Carlin Café, representante da região, agradeceu o prefeito Iris Rezende a realização da ação. “Foi um sucesso de público de realizações por todas as ruas da região. Isso prova que Goiânia vive hoje um mandato popular”, agradeceu.
Comitiva
A tradicional comitiva também saiu no domingo, 15, pelas ruas do Parque Atheneu e região. O prefeito, acompanhado de auxiliares e lideranças, visitou a Praça Brisa do Cerrado, no Residencial Brisa do Cerrado. A obra está em conclusão e será entregue nos próximos dias à população. Logo após vistoriou as obras da Prac?a do Pequi. Local ganha uma pista de skate e quadra de esportes.
Enquanto o prefeito se deslocava a pé com a comitiva entre a praça e o Centro da Saúde da Família Parque Atheneu, foi abordado pela moradora Leila Melo, que solicitou uma academia ao ar livre no local. Iris disse que o projeto prevê o benefício e foi elogiado por Leila. “Está muito lindo esse trabalho doa gestão. Com a revitalização as pessoas também param de jogar lixo”, disse ouvindo também que a nova iluminação no local trará ainda mais segurança.
A comitiva encerrou as visitações no CSF que leva o nome do setor. A Unidade que tem 35 anos, de extrema importância para a população, passou por reforma durante o Mutirão. Com três equipes médicas de Saúde da Família e capacidade para atender 10.500 pessoas, a unidade realiza desde consultas, visitas domiciliares, teste do pezinho, vacinas, prevenção de Câncer de útero e mama a tratamento odontológico. No CSF a população também conta com programas de tratamento tuberculose e hanseníase.
Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência
O mutirão também teve espaço à acessibilidade do Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, que ocorre no próximo dia 21. Os cantores Audiê Gomes, Wender Coimbra se apresentaram na Rádio Mutirão e chamaram a comunidade para o evento do próximo dia 23 no Shopping do Cerrado.