A Redação
Goiânia - A Maternidade Nascer Cidadão, em Goiânia, comemora, neste sábado (12/10), 19 anos de funcionamento. Para celebrar a data, a unidade vai oferecer um café da manhã, às 10 horas, para funcionários e convidados. Além do aniversário, a maternidade comemora também o início das obras de reforma e ampliação. O anúncio será oficializado pelo prefeito Iris Rezende durante as comemorações do aniversário da maternidade, que fica na região Noroeste de Goiânia.
"Com a ampliação da Maternidade Nascer Cidadão, o número de leitos da unidade passará de 37 para 60, resultando numa ampla melhora no atendimento de urgência, nas salas de parto e aumentando a segurança e o conforto das parturientes", explicou a secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué.
Também serão acrescentados 6 leitos para atender as demandas como as laqueaduras e urgências onde são necessários procedimentos cirúrgicos, ginecológicos, isso trará mais resolutividade no tratamento dos problemas de saúde das mulheres de Goiânia.
Fundada em 28 de setembro de 2000, a Maternidade Nascer Cidadão faz parte da Rede Cegonha que tem por objetivo prestar assistência humanizada multidisciplinar obstétrica, ginecológica e neonatal. Nesses 19 anos, ela também comemora a marca de 40 mil partos humanizados realizados desde o início dos atendimentos. Desde 2015, a maternidade é administrada pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Prêmios
A Maternidade Nascer Cidadão recebeu prêmios importantes pela excelência no cuidado com a gestante. Dentre eles estão o Prêmio Galba Araújo, oferecido pelo Ministério da Saúde (MS); o Prêmio Hospital Amigo da Criança, conferido pela UNICEF; o Prêmio Hospital Amigo da Mulher, dado pela Câmara dos Deputados e o Prêmio Maternidade Segura, oferecido à instituição pela UNICEF, pelo MS e pela Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.
Além disso, a maternidade já recebeu o "Selo de qualidade" do Ministério da Saúde por manter uma Banco de Leite Humano. A instituição é responsável pela coleta, processamento, controle de qualidade, estocagem e distribuição do produto às mães que apresentam dificuldade em oferecer o próprio leite para seus filhos.