Jales Naves
Especial para o jornal A Redação
Goiânia - Paulista que se mudou em 2006, com a família, para Goiânia, Caio Henrique Silveira estudou no Colégio da Polícia Militar de Goiás, Unidade Polivalente Modelo Vasco dos Reis de Goiânia, sobressaiu-se por seus conhecimentos em Matemática e Física, e ganhou premiações nacionais e internacionais. Concluído o II Grau, decidiu ir atrás de seu sonho, de cursar Engenharia Aeroespacial, quando se mudou para os Estados Unidos, foi aprovado em cinco renomadas Universidades norte-americanas e escolheu o Florida Institute of Technology (FIT), que fica na cidade de Melbourne.
Ingressou nessa instituição e, com uma bolsa de estudo concedida pela Cooperativa de Crédito dos Advogados (Sicoob Credijur), via Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates), concluiu o curso, recebendo o diploma no dia 5 de maio de 2018. Como se destacou nos estudos, um mês depois conquistou uma oportunidade de trabalho na Embraer nos EUA, em sua área de formação, onde permanece.
Quem reconhece essa contribuição da Credijur é o advogado Delson da Silveira, formado em Direito pela Universidade Braz Cuba, de São Paulo, e especialista em questões de imigração. Na época cooperado, ele pleiteou a bolsa de estudo para seu filho e propôs a mudança no Fates, para atender estudantes de graduação que optassem pelo estudo fora do país, acatada pela Cooperativa, o que viabilizou o atendimento de sua reivindicação.
Modificações
Delson se tornou cooperado em 2007, com a inscrição nº 1.172. O filho Caio, que também foi aprovado no vestibular para Física Médica na Universidade Federal de Goiás, sempre se destacou em Matemática e Física, ganhando competições nacionais, individualmente, e internacional, na Índia, quando sua equipe de cinco colegas foi vice-campeã. Em reconhecimento à atuação, a Assembleia Legislativa do Estado concedeu-lhe a sua principal honraria, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, por indicação do deputado estadual Major Araújo.
Ao decidir estudar nos Estados Unidos seu sonho esbarrava numa situação difícil: como pagar esses custos? Seu pai viu uma saída no Fates da Cooperativa, que patrocina os estudos de graduação e pós-graduação dos filhos dos cooperados, mas se restringindo a instituições brasileiras, o que o fez sugerir modificações no Fundo, para incluir o estudo no exterior. A proposta foi aceita e a Credijur pôde contribuir para realizar o sonho de Caio.