A Redação
Goiânia - Com a conclusão da segunda etapa da rede de drenagem na Avenida Goiás, em Goiânia, o trânsito entre a Rua 4 e a Avenida Anhanguera será liberado a partir desta sexta-feira (20/12). O tráfego para ônibus e veículos pesados continua proibido, segundo a gestão municipal.
Iniciado no dia 9 de julho, o projeto já está 95% concluído, entre as Avenidas Independência e Anhanguera, no sentido Norte-Sul. A pedido dos lojistas que atuam na via e nas imediações, as obras serão paralisadas neste final de ano e retomadas no início de janeiro, com a execução da terceira etapa, entre a Avenida Anhanguera e a Praça Cívica.
Nessa sexta também deverão ser concluídos os serviços de complementação da rede na Avenida Oeste, que atravessa a Rua 74, passa entre a Leroy Merlin e a Câmara Municipal e encontra com a rede na Avenida Goiás.
Rede de drenagem e BRT
A rede de drenagem completa tem 2,6 km e vai da Praça Cívica ao Setor Norte Ferroviário. É parte integrante do complexo do BRT e conta com orçamento na ordem de R$ 7,8 milhões. Os trabalhos de construção tiveram início em maio e, por ser o trecho mais complexo, começaram pela Rua 4, no Setor Norte Ferroviário. De lá, seguiu pela Avenida Oeste, no Setor Marechal Rondon, Avenida Goiás, onde cruza a Avenida Independência para chegar até à Praça Cívica. O prazo para conclusão total da obra é agosto de 2020.
Durante as obras da rede de águas pluviais, a Avenida Goiás vem sendo requalificada e preparada para a operação do BRT, com a construção das estações de embarque e desembarque de passageiros, implantação de pavimentos rígidos e flexíveis e a completa revitalização da sinalização de trânsito – horizontal, vertical e semafórica, com semáforos inteligentes.
As calçadas estão sendo readequadas, conforme as normas de acessibilidade e arborizadas, com a troca das espécies que estiverem condenadas. A iluminação em conjunto LED será adotada em toda a via.
O orçamento para a execução das obras nesse trecho da Goiás até a Praça Cívica é de R$ 40,575 milhões, sendo: Drenagem: R$ 7,775 milhões; Pavimento Rígido: R$ 17,194 milhões; Pavimento Flexível: R$ 3,468 milhões; Obras complementares: R$ 10,178 milhões; e Estações: R$ 1,960 milhões.