Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Jovens e adultos

Inscrições para EJA à distância seguem até 27 de janeiro em Goiás

Solicitação de vaga deve ser feita na internet | 18.01.20 - 14:12 Inscrições para EJA à distância seguem até 27 de janeiro em Goiás (Foto: divulgação)
 
A Redação
 
Goiânia - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) recebe, até o dia 27 de janeiro, a solicitação de vagas para a Educação de Jovens e Adultos na modalidade de ensino à distância (Ejatec). Os interessados devem se inscrever pela internet, clicando aqui.  
 
Na solicitação de vaga, que deve ser feita pelo site matriculas.go.gov.br, o usuário deve preencher os dados pessoais e informar o endereço de residência. No campo “Curso”, selecione EJA TEC e a série pretendida (1º, 2º ou 3º semestre). Depois, no campo “Escolas”, digite o nome da escola-polo em seu município ou na cidade mais próxima.
 
Entre os dias 28 e 31 de janeiro, todos os estudantes que solicitaram vaga devem comparecer às suas respectivas escolas para a efetivação da matrícula, tendo em mãos documentos pessoais e comprovante de endereço com cópias e originais. As aulas terão início no dia 4 de fevereiro.
 
A Ejatec engloba exclusivamente a terceira etapa de formação, correspondente ao Ensino Médio, e funciona apenas no período noturno. O programa tem duração de 18 meses (três semestres) e carga horária total de 1.200 horas, incluindo 400 horas presenciais.
 
Os encontros presenciais, correspondentes a 20% do curso, e as avaliações finais devem ser realizados nos 15 polos da Ejatec em Goiás (veja lista no final). Em relação ao último semestre, foram adicionados seis polos (dois novos polos em Goiânia e um polo nos municípios de Cabeceiras, Inhumas, São Miguel do Araguaia e Valparaíso de Goiás).
 
O objetivo da Ejatec é oferecer ao cidadão de 18 anos ou mais uma outra opção para concluir o Ensino Médio. Como afirmou a gerente de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Elisângela Borges, a conciliação dos estudos com o trabalho, e ainda com deveres domésticos e assistência familiar, além da dificuldade de locomoção, podem ser empecilhos para uma pessoa voltar a estudar. “Em casa, pelo próprio celular, a pessoa pode estudar e fazer as lições. O aluno tem uma flexibilidade maior e mais autonomia”, pontuou.
 
Acompanhamento 
Além do conteúdo que fica disponível na plataforma online, o estudante recebe orientação dos professores. Na escola-polo, funciona um Plantão de Dúvidas em que o aluno pode ir presencialmente para tirar dúvidas com os professores, mediante agendamento. “Eles não ficam soltos”, ressaltou Elisângela. Há, ainda, encontros presenciais obrigatórios, correspondentes a 20% do curso. As avaliações finais também são presenciais, nas escolas-polo.
 
Lista de escolas-polo
 
Anápolis – Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Elias Chadud
 
Catalão – Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Alzira de Souza Campos
 
Ceres – Colégio Estadual Virgílio do Vale
 
Iporá - Centro de Educação de Jovens e Adultos Dom Bosco
 
Inhumas – Colégio Estadual Coronel Joaquim Pedro Vaz (novo)
 
Formosa – Colégio Estadual Claudiano Rocha
 
Cabeceiras – Colégio Estadual Professor Alfredo Nasser (novo)
 
Goiânia – Centro de Educação de Jovens e Adultos Universitário
 
Goiânia – Centro de Educação de Jovens e Adultos Arco Íris
 
Goiânia – Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho (novo)
 
Goiânia – Colégio Estadual João José Coutinho (novo)
 
Caldas Novas – Centro de Educação de Jovens e Adultos Filostro Machado Carneiro
 
Aragarças – Centro de Educação de Jovens e Adultos de Aragarças
 
São Miguel do Araguaia – Escola Estadual Dom Bosco (novo)
 
Valparaíso de Goiás – Colégio Estadual Céu Azul (novo)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351