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2 a 4 de abril

Professores realizam debate on-line sobre direitos da pessoa autista

Saiba como acompanhar a transmissão | 01.04.20 - 11:16

 
Jales Naves
Especial para o AR
 
Goiânia - O I Debate Brasileiro on-line sobre Direitos da Pessoa Autista será realizado de quinta-feira a sábado (2 a 4/4) com a participação de especialistas na área. Na pauta, três temas que exigem ampla discussão, para esclarecer dúvidas e melhor instrumentalizar quem atua na área, como Previdência e Assistência Sociais e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Saúde e TEA: e Educação e TEA.
 
Um dos debatedores será o professor Marcelo Roberto Bruno Válio, advogado e docente atuante em Direito Empresarial Humano, Direito das Pessoas com Deficiência e Direito Médico e do Trabalho. Tem especialização "lato sensu" em Direito Público pela EPM/SP e em Direito Constitucional pela ESDC. Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP, é doutor em Filosofia do Direito pela Universidade de Buenos Aires (UBA); doutor em Direitos Humanos pela FADISP; e pós-doutor em Direito pela Universidade de Messina, na Itália. Autor de obras literárias jurídicas publicadas, como “Direitos de Personalidade nas Relações de Trabalho”, pela Ed. LTr; e “Síndrome de Burnout e a Responsabilidade do Empregador”, também pela Ed. LTr, é membro da Comissão de Defesa dos Direitos dos Autistas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional de São Paulo. Instagram e Facebook: @profmarcelovalio.
 
A outra debatedora será a professora Tatiana Takeda, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, de cursos de pós-graduação, e da Escola Superior de Advocacia da OAB-GO (ESA-GO), e assessora da Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Advogada e membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB (Nacional e Goiás), é vice-presidente da Comissão de Inclusão Social e Defesa da Pessoa com Deficiência do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM/GO). Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, é especialista em Direito Educacional, Civil, Processo Civil, Ensino Estruturado para Autistas. É autora, coautora e revisora de livros e cartilhas que tratam de Direito e Inclusão. Instagram: @tatianatakedaoficial e @direitoeinclusao.
 
Autismo
 
Dados divulgados pela Associação de Amigos do Autista:
 
·         Uma em cada 160 crianças possui um Transtorno do Espectro do Autismo (TEA);
 
·         Os TEAs começam na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta;
 
·         Embora algumas pessoas com TEA possam viver de forma independente, existem outras pessoas com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas;
 
·         As intervenções psicossociais baseadas em evidência, tais como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e comportamento social e ter um impacto positivo no bem-estar e qualidade de vida de pessoas com TEA e seus cuidadores;
 
·         As intervenções voltadas para pessoas com TEA devem ser acompanhadas de atitudes e medidas amplas que garantam que os ambientes físicos, sociais sejam acessíveis, inclusivos e acolhedores;
 
·         As pessoas com TEA sofrem estigmatização, discriminação e violação dos direitos humanos. O acesso a serviços e suporte é insuficiente em todo o mundo.
 
De acordo com a Associação, TEAs são um grupo de condições caracterizadas por algum grau de alteração do comportamento social, comunicação e linguagem, e por um repertório restrito, estereotipado e repetitivo de interesses e atividades. Aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros cinco anos de vida.
 
As pessoas afetadas pela TEA frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, variando de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.

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