A Redação
Goiânia - O presidente do PSDB Goiás, Jânio Darrot, afirmou nesta segunda-feira (6/4) que o pré-candidato a prefeito de Rio Verde pelo partido tucano, Clailton Filho, está preparado para a disputa. “Clailton Filho reúne grandes chances de vitória em Rio Verde. Temos uma pesquisa qualitativa que aponta um desejo grande em Rio Verde de renovação aos grupos do prefeito Paulo do Vale e do ex-prefeito Juraci Martins”, disse o presidente do partido.
De acordo com o pré-candidato, apesar do município ter o 4º PIB de Goiás, atrás apenas de Goiânia, Anápolis e Aparecida; poderia ter avançado muito mais. “No quesito ‘concentração de renda’, ocupamos a vergonhosa posição 214 entre os 246 municípios goianos”, alertou. Segundo ele, o índice GINI (que mede a concentração de renda), apresentado do IBGE, coloca Rio Verde entre os municípios goianos com maior distância entre ricos e pobres.
“Apesar de sermos segundo maior município do Brasil na economia agropecuária, apesar de Rio Verde ter o quarto PIB de Goiás, apesar de ser o maior exportador goiano, responsável por 10,12% de todas exportações do Estado, as riquezas produzidas aqui na cidade estão cada vez mais concentradas nas mãos de uma parcela pequena de pessoas”, disse Clailton Filho.
O pré-candidato tucano afirma possuir em seu grupo político técnicos das áreas da Saúde, Educação, Economia, entre outras áreas, que estão elaborando um Plano de Governo para apresentar nas próximas semanas aos rio-verdenses. “Essa questão da desigualdade social acentuada é só a ponta do iceberg”, ressaltou. “Muitos, que não circulam pelos bairros periféricos, acham que Rio Verde é um município bem cuidado, que estamos vivendo a melhor época de nossas vidas. Mas basta visitarem bairros como a Vila Promissão, Serpro, Céu Azul, os bairros da região Norte; basta visitar a zona rural e nossos distritos para ver que não estamos tão bem assim”, afirmou.
“Estou estudando a maneira como cidades do porte de Rio Verde, como Sorocaba, no interior de São Paulo, resolveu problemas de mobilidade urbana”, disse Clailton.
Chapa
De acordo com Darrot, o PSDB trabalha na formação de uma chapa competitiva de vereadores, entre os mais de 2 mil filiados da legenda na cidade. “Estamos confiantes. Mesmo sabendo se tratar de uma eleição pesada. Mas, vamos colocar todo nosso arsenal político e de Comunicação para apresentar a Rio Verde uma terceira via consistente e com propostas que vão projetar ainda mais a cidade”, disse Darrot.