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BR-153, BR-080 e BR-414

Concessão de rodovia entre Goiás e Tocantins é aprovada

Projeto segue para análise do TCU | 15.04.20 - 19:42 Concessão de rodovia entre Goiás e Tocantins é aprovada (Foto: divulgação)
A Redação
 
Goiânia - O Ministério da Infraestrutura aprovou, nesta terça-feira (14/4), o projeto de concessão da malha rodoviária federal que liga Anápolis (GO) a Aliança do Tocantins (TO). O plano de outorga segue para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). O trecho compreende as rodovias BR-153, BR-080 e BR-414, totalizando, segundo o governo federal, 850,7 quilômetros. A concessionária que vencer o leilão terá o direito de explorar o trecho durante 30 anos, desde que sejam realizados serviços de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação da capacidade das rodovias. A meta é duplicar 623,4 quilômetros entre Anápolis e Aliança do Tocantins, além de 22 quilômetros de faixas adicionais e 21 passarelas. 
 
A concessão da BR-153/080/414 já pautou alguns encontros entre o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em Brasília e em Goiás. Em novembro do ano passado, os dois participaram de uma audiência pública realizada em Porangatu para discutir o tema. Na ocasião, Caiado apostou no empenho do governo federal na área de infraestrutura, citando a celeridade da concessão da ferrovia Norte-Sul. “Assim será com a BR-153”, projetou. 
 
O ministério prevê que as obras somem R$ 8,46 bilhões em investimentos e R$ 6,17 bilhões em custos operacionais. Se aprovado pelo TCU, o leilão deve ocorrer no modelo híbrido, com a combinação entre o menor valor de tarifa e maior valor de outorga fixa. “Vamos evitar que empresas lancem descontos muito altos e depois fiquem inviabilizadas de cumprir com as obrigações. Mais importante que um leilão bem sucedido, é uma concessão bem sucedida", explicou Tarcísio.
 
A BR-153/080/414, que liga Goiás a Tocantins, é considerada uma das mais importantes rotas de escoamento do País e o principal corredor logístico do Meio-Norte ao Centro-Sul. Com a concessão, o governo federal pretende ampliar a capacidade da via, reduzindo o custo do transporte e o tempo de viagem. 
 

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